Confiança do comércio está no melhor nível desde janeiro de 2019

Em médias móveis trimestrais, o indicador cresceu 5,6 pontos e registrou a terceira alta consecutiva
-Publicidade-
Foto: Joá Souza/Futura Press/Estadão Conteúdo
Foto: Joá Souza/Futura Press/Estadão Conteúdo

De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), o Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 5,1 pontos em julho, passando de 95,9 para 101,0 pontos — o maior nível desde janeiro de 2019 (102,3 pontos). Em médias móveis trimestrais, o indicador cresceu 5,6 pontos e registrou a terceira alta consecutiva. Os dados foram revelados nesta quinta-feira, 29.

Leia também: “Confiança da indústria sobe ao maior patamar desde janeiro”

“A confiança do comércio voltou a acelerar no início do segundo semestre deixando o ICOM acima de 100 pontos, o que não acontecia desde 2019″, comentou Rodolpho Tobler, coordenador da sondagem do comércio do FGV Ibre. “Os empresários do setor continuam observando a melhora no ritmo de vendas, e as expectativas com os próximos meses também voltaram a melhorar.” Em sua avaliação, “a manutenção dos resultados positivos do setor depende do avanço no programa de vacinação e da melhora da confiança dos consumidores”.

-Publicidade-

Em nota, o FGV IBRE informou que, no sétimo mês de 2021, “a confiança avançou em todos os seis principais segmentos do Comércio” e teve influencia do aumento “tanto da percepção com o momento presente quanto das expectativas”. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) chegou a 108,7 pontos (+4,5 pontos) — a marca mais alta desde dezembro de 2010 (110,2 pontos) — e o Índice de Expectativas (IE-COM) atingiu para 93,2 pontos (+5,6 pontos), recuperando exatamente o que foi perdido no mês anterior.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro