Segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de desemprego no Brasil atingiu 14,7% no primeiro trimestre de 2021. O número de pessoas desempregadas no país bateu um novo recorde: 14,8 milhões.
Trata-se da maior taxa percentual e do maior contingente de desempregados em um trimestre desde o início da série histórica do instituto, em 2012.
Leia mais: “Brasil cria 120 mil empregos com carteira assinada em abril”
O resultado significa uma alta de 6,3% (ou mais de 880 mil pessoas) em relação ao último trimestre do ano passado. Em um ano, mais de 1,9 milhão de brasileiros perderam o emprego.
Os dados integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). No levantamento anterior, referente ao período de três meses encerrado em fevereiro, o índice de desemprego era de 14,4%, atingindo 14,4 milhões de pessoas.
Leia também: “Mansueto: Brasil deve crescer 4,3% em 2021, mas pode surpreender”
que reportagem mentirosa, tendenciosa e mal feita! deu a entender que no ultimo ano houve quase dois milhões de empregos a menos. Não esclareceu o motivo de ter mais desempregados(o que já é um erro, pois para estar desempregado é necessário que já se esteve empregado, sendo que o motivo é exatamente os mais jovens que passar a estar na faixa etária e estar disponível para ser economicamente ativa).