A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse não acreditar que o embargo da China à carne bovina brasileira, que já dura quase dois meses, não é uma represália política do país asiático nem uma estratégia para reduzir preços. As declarações foram dadas em entrevista à CNN Brasil.
“Não posso afirmar isso [que seja uma reação política da China]. O que posso dizer é que se trata de uma estratégia chinesa e que o ministério [da Agricultura] tem a obrigação de fazer sua parte, que é prestar as informações pedidas de forma transparente”, afirmou a chefe da pasta.
Relacionadas
“A China voltou a crescer com a produção de suínos, após problema que durou três anos. Hoje, eles têm um volume maior de carne suína. A gente substituiu um pouco essa necessidade por um tempo”, explicou Tereza Cristina. “Estamos conversando com as equipes técnicas constantemente para esclarecer essa questão e esperamos retomar os envios no curtíssimo prazo.”
Ainda de acordo com a ministra da Agricultura, cerca de 40% do estoque que aguarda liberação para a entrada na China já está pago. “Algo em torno de 40% dessa carne os exportadores brasileiros recebem mesmo antes que ela chegue à China”, disse a ministra.
Desde o dia 4 de setembro, o país asiático embargou a compra da carne bovina. Inicialmente, o problema estava relacionado a dois casos de mal da “vaca louca” — doença cerebral em bovinos adultos que pode ser transmitida aos seres humanos por carne contaminada —, mas exames laboratoriais realizados depois da detecção dos casos apontaram que a doença identificada não estava na forma transmissível.
É bozo, dudu, ernestao, depois das bufadas até contra o embaixador da China, a retaliação finalmente chegou, agora, chegou a hora do agro ogro pagar a conta também kkkkkkk
Quer dizer que na sua genial análise a China deixou de comprar carne do Brasil não foi por causa da doença da vaca louca encontrada em algumas amostras ou porque está com a produção se suínos em alta, mas tomou esta decisão pq o Brasil manifestou uma posição crítica em relação ao regime comunista que originou a covid? Sério isso? Seu ódio ao presidente lhe leva a tanto delírio assim?
Essa ministra está mal assessorado, informada, ou é uma imbecil. Desde que o presidente tomou posse, a China está fazendo de tudo pra atrapalhar o governo, assim como fez com outros governos conservadores da América Latina!
Pode ser duas coisas: Esse lote está mesmo contaminado com algum patógeno como esse do mal da vaca louca, aí o prejuízo tem que ser mesmo do frigorífico exportador, com toda a razão. É inadmissível que algum desses frigoríficos despache um animal abatido com essa doença que é visível pelo comportamento da rês, um frigorífico desse deveria ser banido para exportações.
O outro caso, seria que o país dos chinas, pelo que noticiam, está passando por problemas econômicos internos graves. Aí o buraco é mais embaixo.