A exportação de vinhos e espumantes nacionais aumentou mais de 60% entre janeiro e setembro de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a pesquisa da Ideal Consulting, empresa de auditoria de importação e inteligência de mercado, o Brasil vendeu quase 700 mil caixas de vinhos e espumantes.
Para Maurício Salton, presidente da vinícola Salton, que viu as vendas da sua empresa cresceram no período analisado pela Ideal, o resultado está relacionado com a consolidação do reconhecimento do vinho brasileiro no exterior. Além disso, o fator dólar em alta também beneficiou o mercado nacional de bebidas.
Consumo brasileiro por vinhos nacionais
A demanda por vinhos e espumantes locais também cresceu no Brasil. De outubro do ano passado a setembro de 2021, houve uma alta de 2% em relação ao mesmo período de 2019 e 2020. Nesses meses foram comercializados quase 500 milhões de litros dos produtos. A pesquisa mostrou que as bebidas rosé estão entre as preferidas dos brasileiros.
As restrições de circulação causadas pela pandemia da covid-19 ajudaram a aumentar as vendas dos e-commerces. Segundo Eduardo Souza, copresidente da Evino, site que vende vinhos on-line, o crescimento no ano passado foi “assustador”.
“Nosso faturamento subiu mais de 60% em 2020. Vamos fechar 2021 com um resultado muito parecido —projetamos uma leve queda, de apenas 4%”.
Com informações do site Uol.
Os vinhos brasileiros são uma delicia. Aprendam a apreciar coisas boas e não modinhas. O “chic” é ser honesto e menos afetados…Deixem o deslumbre de lado com neologismo em inglês, francês ou espanhol.
A MODA é ser Brasil!