Produção de energia solar cresce quase 80% no Brasil

O aumento foi registrado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica
-Publicidade-
Geração de energia solar aumenta no Brasil
Geração de energia solar aumenta no Brasil | Foto: Reprodução/Unsplash

A geração da energia solar aumentou quase 80% na primeira quinzena de dezembro de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com os dados apresentados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) na quinta-feira 23.

Além da expansão da fonte solar, nos primeiros 15 dias deste mês houve uma ampliação da produção da energia eólica — obtida a partir da força do vento. Já a energia gerada por meio de fonte hídrica (água), não cresceu nem 1%, mesmo com a chegada de chuvas fortes registrada em outubro deste ano.

Com relação à produção de geração térmica, a forma mais cara e usada no país, foi observado um crescimento em novembro impulsionado pelas chuvas, principalmente na região Norte do país, segundo informou a CCEE. Apesar desse movimento, no comparativo de dezembro de 2021 com o mesmo período do ano passado, houve uma diminuição de mais de 10%.

-Publicidade-

No dia 10 de dezembro, uma usina localizada em Belo Monte, no Pará produziu quase quatro mil megawatts médios. Esse valor foi 10 vezes maior do que o registrado na mesma data de setembro — considerado o momento do auge do período de seca do estado.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.