A Ford confirmou nesta segunda-feira, 23, que a fábrica da empresa na cidade de Horizonte (CE) foi transferida para o governo do Ceará. A unidade era responsável por produzir o jipe Troller, que deixou de ser fabricado há três anos.
Segundo a montadora, foi dado “um passo definitivo para utilizar a planta de Horizonte na geração de crescimento econômico e social para a comunidade cearense”.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Conforme anunciado pelo governo do Estado em agosto, a unidade vai produzir veículos elétricos para diferentes marcas. O investimento será de R$ 400 milhões na planta, com estimativa de pelo menos 40 mil veículos por ano.
Ainda não há detalhes sobre a nova operação, mas a expectativa é que empresas chinesas adiram ao negócio. Algumas marcas, como Neta, GAC Motors e Omoda/Jaecoo, já anunciaram produção no Brasil, mas sem definir locais.
Leia mais
Fábrica da Ford foi última a ser fechada
A antiga fábrica da Troller empregava 470 funcionários e foi a última a fechar depois do anúncio de encerramento das operações fabris da Ford no Brasil, em janeiro de 2021.
A montagem dos jipes foi concluída em setembro daquele ano, mas a produção de peças permaneceu ativa por mais dois meses.
Leia também: “Fabricante de carros chinesa, BYD supera vendas globais da Nissan em outubro”
O modelo Troller nasceu em 1995 como uma versão nacional do Jeep Wrangler. Houve ajustes ao longo dos anos, com lançamento da picape Pantanal em 2006.
Em 2007, a Ford comprou a fábrica de Horizonte, com o objetivo de obter incentivos fiscais concedidos na região.
Nas mãos do governo comunista do Ceará? Coisa boa não é…