A GOL anunciou nesta segunda-feira, 7, que firmou um acordo com a American Airlines, gigante do setor de aviação dos Estados Unidos. A companhia aérea brasileira receberá um investimento de US$ 200 milhões.
A parceria havia sido anunciada em caráter preliminar em setembro do ano passado. O acordo envolve uma expansão das relações comerciais entre as duas empresas, além da aquisição de uma fatia de 5,2% da GOL pela American Airlines, por meio da emissão de mais de 22 milhões de novas ações preferenciais pela GOL.
O fechamento da transação, incluindo a emissão e o pagamento pelas novas ações preferenciais, está sujeito à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
No fim de janeiro, como noticiado por Oeste, a GOL fechou um financiamento de até US$ 600 milhões com a Castlelake LP para financiar a compra de novas aeronaves 737 MAX 8.
Relacionadas
A transação envolverá dez arrendamentos financeiros. A taxa de juros é de 6% ao ano, o que representa uma redução em relação aos custos de arrendamentos operacionais dos aviões da frota atual.
Os recursos originados pela transação devem cobrir 100% do custo de aquisição das novas aeronaves. A companhia aérea espera devolver até 18 aviões 737 NG neste ano e um total de 25 aeronaves NG até o fim de 2025.