Empresas de menor porte, startups e produtores rurais de todas as regiões do Estado de São Paulo podem se inscrever até o dia 31 de julho para participar do Exporta SP, iniciativa do governo paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com a InvestSP. O objetivo é oferecer capacitação a quem deseja expandir negócios ao mercado internacional.
O treinamento será totalmente gratuito e ocorrerá on-line, com duração de três meses no segundo semestre. Os inscritos terão acesso a encontros coletivos semanais, além de até quatro mentorias individuais com especialistas para discutir demandas e obstáculos específicos de cada negócio.
Receba nossas atualizações
A coordenação do Exporta SP está a cargo da Diretoria de Relações Internacionais e Comércio Exterior da InvestSP. O departamento gerencia escritórios internacionais do governo paulista situados na Europa, na América do Norte, na Ásia-Pacífico e no Oriente Médio.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, enaltece a iniciativa. De acordo com ele, o Exporta SP incentiva o empreendedorismo no Estado.
“Ao investir na capacitação empreendedora, queremos incentivar os pequenos negócios a buscarem novos mercados”, avalia Lima. “E mover a alavanca do desenvolvimento que gera renda e emprego, forte diretriz do governador Tarcísio de Freitas.”

Conteúdo e benefícios do programa do governo paulista
O conteúdo do programa foca os principais desafios enfrentados por quem busca internacionalização, incluindo precificação, adaptação de produtos e serviços, inteligência comercial, além de marketing e vendas. O suporte de especialistas pode ser acessado pelas empresas por até dois anos depois do término da capacitação on-line.
Assim como o secretário de Desenvolvimento Econômico, o presidente da InvestSP, Rui Gomes, elogia a iniciativa. Para o executivo, o treinamento conta com inúmeros pontos positivos.
“Ao acessar o mercado internacional, a pequena empresa desenvolve novas habilidades e se torna mais competitiva, além de aumentar seu faturamento e diversificar suas fontes de receita, o que gera mais segurança”, afirma Gomes. “Por isso, é fundamental apoiarmos os pequenos negócios, que são responsáveis por mais da metade dos empregos gerados no Brasil.”
Leia também: “Inflação corrói poder de compra do brasileiro e varejo sofre”, coluna de Carlo Cauti publicada na Edição 273 da Revista Oeste






































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.