Inflação de maio é a maior para o mês em 25 anos

Segundo o IBGE, o que mais pesou para o índice no mês passado foi a alta da energia elétrica (5,37%)
-Publicidade-
Inflação registrou aumento em maio, segundo dados do IBGE
Inflação registrou aumento em maio, segundo dados do IBGE | Foto: Filipe Castilhos

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, fechou maio em 0,83%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em abril, a taxa havia ficado em 0,31%. Trata-se do maior resultado para maio em 25 anos, desde 1996.

No acumulado deste ano, até aqui, a inflação ficou em 3,22%. Nos últimos 12 meses, o índice foi de 8,06% (acima dos 6,76% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores).

-Publicidade-

Leia mais: “Boletim Focus: mercado projeta alta de 4,36% do PIB em 2021”

O índice é superior ao centro da meta de inflação estipulada pelo governo para o ano, de 3,75%. Pelo sistema vigente no país, ela será considerada cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25%.

De acordo com o IBGE, o que mais pesou para a inflação de maio foi a alta da energia elétrica (5,37%). O indicador respondeu por 0,23 ponto porcentual do IPCA do mês.

Leia também: “Vendas no varejo surpreendem e têm maior alta para abril desde 2000”

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comment

  1. “A inflação de 0,83% no mês de maio é a maior em 25 anos”. Esse deveria ser o título dessa matéria. E por conteúdo, a repercursão da crise pluvial – escassez de chuvas – no aumento de 5,37% no preço da energia elétrica no país. O Sr. Fábio Matos deveria ler a coluna do Augusto Nunes, nesta edição da Revista Oeste.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site