Inflação nos EUA atinge maior nível em 30 anos

Nos últimos, 12 meses o índice aumentou 6,2%
-Publicidade-
O custo de vida disparou nos Estados Unidos atingindo o maior patamar desde 1990
O custo de vida disparou nos Estados Unidos atingindo o maior patamar desde 1990 | Foto: Flickr

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou que os preços dos produtos no país aumentaram mais que o esperado em outubro. O comunicado foi emitido na quarta-feira 10.

Segundo a pasta, a inflação subiu 0,9% no mês passado, depois de alta de 0,4% em setembro. Nos 12 meses até outubro, a taxa aumentou 6,2%, maior avanço anual desde novembro de 1990, após salto de 5,4% em setembro.

O consumidor sentiu no bolso o aumento dos alimentos, dos combustíveis, dos automóveis e da habitação, responsáveis pelo impulsionamento recorde da inflação.

-Publicidade-

À BBC News, Elijah Oliveros-Rosen, economista sênior da consultoria S&P Global Ratings, afirmou que o salto inflacionário “sofreu influência dos preços dos produtos de energia”, bem como pelos gargalos no fluxo global de produtos, aumento das commodities e o alto custo de moradia.

De acordo com analistas, esse é um sinal de que a inflação pode permanecer elevada até o próximo ano em meio a problemas globais nas cadeias de oferta. Questionado sobre a inflação, o presidente Joe Biden disse que reduzir o índice é uma de suas “principais prioridades”.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.