publicidade
Economia

As medidas restritivas deram origem à inflação atual

É o que argumenta Alan Ghani, em artigo publicado na Edição 81 da Revista Oeste

Foto: Revista Oeste/Shutterstock

Em artigo publicado na Edição 81 da Revista Oeste, Alan Ghani argumenta que a inflação atual se originou nas medidas de restrição da atividade econômica (menor oferta) e na injeção brutal de dinheiro no mercado (maior demanda). Por isso, o governo adotou um tratamento comum para o problema: aumentar os juros para enxugar o excesso de dinheiro disponível na economia e não interferir na política de preços de nenhum setor.

Leia um trecho

“É um erro acreditar que é possível controlar preços ‘na marra’, com o ‘porrete estatal’. O valor elevado sinaliza a escassez e permite que o mercado se autorregule. De um lado, o consumidor terá um gasto e um uso mais consciente. Do outro, o aumento incentivará as empresas a produzirem mais em busca de maiores receitas, o que ajudará a oferta a crescer e reduzir os preços futuramente. Neste cenário de elevação de custos e aumento de demanda, o empresário não toma a decisão de aumentar o preço de suas mercadorias por ter ‘mau coração’ ou ser ‘ganancioso’. Se ele não fizer isso, a empresa deixará de existir, junto com muitos empregos que serão destruídos.”

Receba nossas atualizações

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo

Revista Oeste

A Edição 81 da Revista Oeste vai além do artigo de Alan Ghani sobre o fenômeno inflacionário. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Dagomir Marquezi, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Ana Paula Henkel, Silvio Navarro, Guilherme Lopes, Mônica Gailewitch, Ana Paula Henkel, Frank Furedi, Evaristo de Miranda, Deonísio da Silva e Edilson Salgueiro.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade