As medidas restritivas deram origem à inflação atual

É o que argumenta Alan Ghani, em artigo publicado na Edição 81 da Revista Oeste
-Publicidade-
A inflação é um fenômeno global
A inflação é um fenômeno global | Foto: Revista Oeste/Shutterstock

Em artigo publicado na Edição 81 da Revista Oeste, Alan Ghani argumenta que a inflação atual se originou nas medidas de restrição da atividade econômica (menor oferta) e na injeção brutal de dinheiro no mercado (maior demanda). Por isso, o governo adotou um tratamento comum para o problema: aumentar os juros para enxugar o excesso de dinheiro disponível na economia e não interferir na política de preços de nenhum setor.

Leia um trecho

“É um erro acreditar que é possível controlar preços ‘na marra’, com o ‘porrete estatal’. O valor elevado sinaliza a escassez e permite que o mercado se autorregule. De um lado, o consumidor terá um gasto e um uso mais consciente. Do outro, o aumento incentivará as empresas a produzirem mais em busca de maiores receitas, o que ajudará a oferta a crescer e reduzir os preços futuramente. Neste cenário de elevação de custos e aumento de demanda, o empresário não toma a decisão de aumentar o preço de suas mercadorias por ter ‘mau coração’ ou ser ‘ganancioso’. Se ele não fizer isso, a empresa deixará de existir, junto com muitos empregos que serão destruídos.”

-Publicidade-

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo

Revista Oeste

A Edição 81 da Revista Oeste vai além do artigo de Alan Ghani sobre o fenômeno inflacionário. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Dagomir Marquezi, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Ana Paula Henkel, Silvio Navarro, Guilherme Lopes, Mônica Gailewitch, Ana Paula Henkel, Frank Furedi, Evaristo de Miranda, Deonísio da Silva e Edilson Salgueiro.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.