publicidade
Economia

IPCA-15 em junho é o mais baixo desde 2006

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou uma variação de 0,02% no mês de junho, informa o IBGE

IPCA-15 em junho
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Conforme divulgado pelo IBGE, o IPCA-15 em junho subiu 0,02%; Esse é o menor resultado para o mês desde 2006

IPCA-15 em junho
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou uma variação de 0,02% em junho. No mês anterior, esse índice apresentou um recuo de 0,59%, informa o IBGE.

Receba nossas atualizações

Esse IPCA-15 é o menor para o mês de junho desde 2006, naquele ano a taxa foi de -0,15%. No acumulado do trimestre, o IPCA-E, ficou em -0,58%, esse resultado está abaixo do 1,13% do mesmo período de 2019 e o resultado mais baixo desde 1998, quando fechou o trimestre terminado em setembro em -0,92%.

Veja também: “IPCA: Inflação em abril é a menor em 22 anos”

Ao longo dos últimos 12 meses,  o IPCA-15 acumulou um alta de 1, 92%, inferior aos 1,96% que foram registrados nos 12 meses anteriores. Já neste ano, o índice acumulou uma alta de 0,37%.

Grupos pesquisados

Dos nove grupos que o IBGE utiliza para fazer o IPCA-15, cinco tiveram deflação em junho. O de Transportes foi o que apresentou a queda mais expressiva, de 0,71%. Do lado da alta, o destaque foi o setor de Alimentação e bebidas, que teve um aumento de 0,47% no mês.

Essa queda no grupo de Transportes foi em grande parte impactada pelo recuo muito expressivo das passagens aéreas, que recuou 26,08% em junho. Cabe ressaltar que esse levantamento foi feito com dois meses de antecedência, conforme informa o IBGE. Ou seja, são passagens para junho compradas em abril.

Em Alimentação e bebidas, a alta aconteceu muito por causa dos alimentos que são para o consumo em domicílio. A batata-inglesa foi produto que mais subiu, com uma alta de 16,84% em junho. O feijão carioca (9,38%), cebola (14,05%) e carnes (1,08%) também contribuíram para o aumento do IPCA-15 neste mês.

Índices regionais

Dois onze regiões pesquisadas pelo IBGE, quatro apresentaram deflação neste mês. A maior alta aconteceu na região metropolitana do Rio de Janeiro, com o índice subindo 0,27% em junho.

A maior queda, conforme divulgado, aconteceu na região metropolitana de Belém, no Pará, que apresentou uma queda de 0,2%. De acordo com o IBGE, o recuo das passagens aéreas no Estado, -34,37%, foi a maior contribuição para a deflação nesta região.

1 comentário
  1. Bruno roberto santos
    Bruno roberto santos

    Quando a atividade industrial for retomada, vamos ver o resultado da farra keynesianista imposta pelo Estado. Comprem títulos indexados ao IPCA.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade