Itaú passa a projetar queda de 0,5% do PIB brasileiro em 2022

Instituição também sobe estimativa para a taxa básica de juros da economia, a Selic
-Publicidade-
Itaú Unibanco piorou suas estimativas para a economia brasileira em 2022
Itaú Unibanco piorou suas estimativas para a economia brasileira em 2022 | Foto: Reprodução/Facebook

O Itaú Unibanco anunciou nesta segunda-feira, 25, uma revisão de sua projeção para a economia brasileira em 2022. O relatório divulgado pela instituição financeira aponta para uma retração de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no ano que vem. Até então, a estimativa era uma alta de 0,5%.

Segundo o banco, a nova projeção se deve à subida da taxa básica de juros da economia (Selic). No entanto, para 2021, a perspectiva de crescimento do PIB brasileiro permanece em 5%.

-Publicidade-

Ainda de acordo com o Itaú, a incerteza em relação ao cumprimento das metas fiscais do governo impõe maiores riscos ao país, com depreciação do real e crescimento da estimativa de inflação. A projeção para a taxa Selic também subiu.

“Entendemos que o Copom entrará em regime de contenção de danos e aumentará a taxa Selic em 1,5 ponto porcentual, para 7,75% ao ano em sua próxima reunião (nesta quarta-feira, 27), seguido de outro aumento de 1,5 ponto na reunião de dezembro, e encerrará o ciclo com duas altas adicionais de 1,0 ponto porcentual, a 11,25% ao ano”, diz o relatório assinado pelo economista-chefe do banco, Mario Mesquita.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

6 comentários Ver comentários

  1. Fake news embalada pelo
    Bancão aí!!! E aí? O
    Inquérito do fim do mundo não vai arrolar esse propagador de mentiras desestabilizadores da economia?

  2. O Itaú é inimigo do Brasil e amigo das gangues CORRUPTAS q nos governava. Então cuidado com qualquer coisa que vem deles. Gasta milhões nas mídias CORRUPTAS e tem laços profundos com esse sistema bandidista e manipulista. E odeia o governo atual pois lhes deu prejuízos, queda de juros, pix….

  3. Só lembrando, o Itaú apoia a esquerda brasileira. Quanto pior melhor. É sintomático o mercado projetar crescimento de 1,5% em 22 e o Itaú queda de 0,5%.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.