O alerta de uma ex-presidente do BNDES para Lula

Petista vai retomar financiamento de obras em outros países
-Publicidade-
A então presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, ao discursar depois de tomar posse no comando do banco - 01/06/2016 | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
A então presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, ao discursar depois de tomar posse no comando do banco - 01/06/2016 | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A economista Maria Silvia Bastos Marques, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), disse que o Brasil já “pagou um alto preço para financiar obras em países vizinhos”, por falta de critérios que envolvem garantias e formas de pagamento.

O posicionamento da economista veio depois de o presidente Lula anunciar o financiamento de um gasoduto na Argentina. A obra será custeada com o dinheiro dos pagadores de impostos do Brasil, por meio do BNDES.

“Se vamos fazer, que seja feito de outra forma”, disse Maria Silvia, em entrevista ao jornal Valor Econômico, publicada na terça-feira 24. ”

-Publicidade-

Maria Silvia tem dúvidas sobre o eventual uso do Fundo de Garantia à Exportação (FGE). A ex-BNDES lembra que, quando já não comandava o banco, o FGE estava sem recursos e precisou de aportes da União para cobrir calotes que países como Venezuela e Cuba deram em bancos brasileiros. “O BNDES foi ressarcido com dinheiro do contribuinte, porque fez um empréstimo e não tinha garantia, sendo que a grande justificativa para o empréstimo ter sido feito era ter garantia, então, é um círculo vicioso”, observou Maria Silvia.

No Orçamento de 2023, o FGE vai ter quase R$ 5 bilhões à disposição. Para tentar resolver o problema de falta de liquidez em reais para importadores argentinos, o governo Lula anunciou uma linha de crédito para financiamento de comércio exterior, que seria garantida pelo FGE.

Além de uma garantia certa, é importante definir qual será a fonte de recursos para o BNDES, para voltar a realizar essas operações com países estrangeiros, ponderou Maria Silvia. “A grande questão no Brasil hoje é o fiscal, é ao redor do que gira toda a incerteza, a preocupação dos agentes econômicos, a volatilidade dos juros”, afirmou.

“Estamos falando de uma nova gestão que quer colocar como prioridade a inclusão dos pobres no Orçamento, mas o Orçamento é finito”, lembrou a ex-BNDES. “Quais são as nossas prioridades? Emprestar para países vizinhos ou elevar a renda média nacional, aumentar nossa produtividade, incluir pessoas no mercado de trabalho?”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

36 comentários Ver comentários

  1. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, apresentam plano combinando diversas ações para enfrentar o problema da Cracolândia, região que reúne fluxos de dependentes de drogas e que atualmente está espalhada pela região central da capital paulista.

    “Talvez a gente estivesse, ao longo desse tempo, abordando o problema de uma forma errada. E, de fato, não é fácil encontrar a forma certa. Quem chegar aqui dizendo que tem a solução, que a solução é simples, estará mentindo. Para a gente desenhar esses primeiros passos, ouvimos muitos especialistas”, disse Tarcísio de Freitas.

    https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/45640/tarcisio-surpreende-todos-e-anuncia-incrivel-plano-de-acao-na-cracolandia

    1. Absolutamente certo. Desta vez o cara não mentiu. Quem apoiou e votou no cara foi para isso mesmo. Agora não venham com desculpas, dar uma de arminio fraga.

  2. .Os squerdistas radicais são contra o gás de xisto ser explorado no Brasil, e lula quer doar bilhões para a Argentina canalisar gás sujo?
    . A Petrobrás está reinjetando muito gás porque não tem tubulação e vai gastar na Argentina?
    .Será que é somente para desviar bilhões para a campanha dos squerdistas radicais na américa do sul e na África e também do próprio PT?

  3. Está muito evidente que o único objetivo do Lula agora é se cacifar para ser o líder supremo do bloco de países socialistas da AL. Para isso, vai “sangrar” os brasileiros sem dó nem piedade. Vai extorquir o povo e o agronegócio com impostos (atenção para contas correntes e de poupança de pessoas físicas!). Ele não “tomou” a eleição para governar o Brasil, e sim para se apossar do controle dos seus recursos e distribuí-los para comprar simpatizantes entre os parasitas e caloteiros da região. As suas principais decisões e iniciativas, desde que o TSE o elegeu, foram nesse sentido. Daí a obsessão dele em acabar com a limitação do teto de gastos, e em acabar com autonomia do BC para estabelecer a SELIC. Com o dinheiro caro aqui, ele não conseguirá distribuir almoço grátis para os “cumpañeros”. E o pixuleco, como é que fica? O bicho anda rugindo que nem uma fera enjaulada e esfomeada. Síndrome de abstinência.

  4. Está muito evidente que o único objetivo do Lula agora é se tornar o líder supremo do bloco de países socialistas da AL. Para isso, vai sangrar os brasileiros sem dó nem piedade (com apoio das “zelites” narcodependentes, do STF e do narconegócio). Vai extorquir o povo e o agronegócio com impostos (atenção para contas correntes e de poupança de pessoas físicas!). Não “tomou” a eleição para governar o Brasil, e sim para se apossar dos seus recursos e distribuí-los para comprar simpatizantes entre os parasitas da região. As suas principais decisões e iniciativas, desde que o TSE o elegeu, foram nesse sentido. Daí a obsessão em não respeitar o teto de gastos e em acabar com autonomia do BC para estabelecer a SELIC.

    1. Esse comentário demorou tanto para ser publicado, que eu pensei ter sido censurado. Modifiquei algumas coisas, tirei a referência ao STF, mas acrescentei a relação entre a SELIC alta e a dificuldade para emprestar aos “cumpañeros”, e postei de novo. Foi publicado imediatamente. Estamos sob censura? É automática? Por palavras específicas? É uma ação preventiva para evitar problemas com o ministério da verdade? É só explicar qual é o problema (se há) e eu me adapto.

      1. E tudo que haviam previsto sobre essa corja já está acontecendo em tão pouco tempo. Até quando vamos suportar tudo isso.!

  5. Nenhuma dessas alternativas estão certas. A prioridade é ajudar os membros de uma quadrilha internacional e roubar, mas roubar muito, já que não serão penalizados como já viram. Estão mais soltos agora e protegidos.

      1. Esse cretino quer ser o líder do bloco da AS, como mente, se o governo anterior tivesse deixado o país arrasado como tem LATIDO, não teria recursos p abrir os cofres do BNDES p países falidos. Já bastam os calotes da Venezuela e Cuba graças aos governos petistas desqualificados..

  6. O atual ocupante da presidência nunca se preocupou em mentir, e ainda o faz com total desenvoltura como qualquer vigarista. Mas neste momento está sendo honesto, está fazendo o que sinalizou em sua campanha: empreguismo, inchaço do estado, trazendo os mesmos corruptos para o poder, pautas demagógicas, empréstimos irresponsáveis, em suma, um irresponsável. Sua vaidade pessoal como líder terceiro mundista está bem acima do povo que deveria presidir.

  7. Na verdade o BNDES foi ressarcido com dinheiro pago pelo contribuinte que, ao invés de ir para saúde, educação e segurança públicas, foi para pagar os maus negócios feitos pelo governo PTista. Quem na verdade mais sofre é o povo mais carente que depende de saúde, educação e segurança pública.

  8. Com o controle da mídia tradicional, já as comprou na sua maioria. Com o congresso nas mãos, com o STF de joelhos aos pés do santo do pau oco, o Lula é um rei da idade média, tudo que ele falar é lei e deve ser cumprido. se ele disser que vai emprestar, doar, sabe – se lá o quê, esse dinheiro vai brotar de algum lugar, mas vai.

  9. Acorda Frouxas Armadas, afinal pagamos muito bem vocês para nos proteger do comunismo, coisa que falharam em 64 e estão falhando de novo. O ladrão vais acabar com o país.

  10. Uma pena ver tanto esforço sendo jogado fora. Caminhamos para um abismo conhecido, no qual já caímos antes. Se a imprensa, de forma geral, não suspender esse apoio incondicional, decorrente do “ódio” pelo gestor anterior, o barco vai afundar ainda mais, e arrastará a todos. Dias difíceis, sob o prisma econômico, à frente.

  11. Pois é! Nós, milhões de PAGADORES DE IMPOSTOS neste Brasil, não concordamos com essa retomada da ORGIA com o dinheiro do povo. Se Inácio da Silva quer “financiar” os governos esquerdistas mundo afora, que o faça com o DINHEIRO INCALCULÁVEL QUE O PT ROUBOU DOS COFRES PÚBLICOS.

  12. (naum, sei naum)… sem ser expert na matéria, acho que o Decápode gosmento quer para si, as honras de PAI DE TODOS OS POBRES DESTE SÉCULO… (amém!)…

  13. O próprio ladrão e sua ministra dizem de boca cheia que milhões de brasileiros estão passando fome, que os indígenas estão morrendo e temos um alto índice de desempregados ,e ainda quer presentear seus amiguinhos comunistas com dinheiro do BNDS. Infelizmente se o PT permanecer no governo será um grande retrocesso político, econômico e moral.

  14. Nada disso é importante para o Lula. O que ele fará será repetir o mesmo estilo de negócios que foi concebido por ele na sua passagem anterior pela presidência e que acabou lhe criando alguns probleminhas com a Justiça. Mas, esses negócios também são fonte de recursos para promover a harmonia ente Legislativo e Executivo. Hoje, com a perfeita harmonia que já reina entre o Judiciário e o Executivo, teremos a tão sonhada harmonia entre os três poderes, sem poder moderador, e não haverá risco algum para a continuidade da democracia à brasileira e dos seus operadores atuais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.