Página da Wikipédia sobre recessão teve 41 edições em uma semana

Após dois trimestres de crescimento negativo, tanto editores da enciclopédia eletrônica quanto membros do governo Biden tentam alterar a definição do termo

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Com dois trimestres de crescimento negativo, EUA estão tecnicamente em recessão
Com dois trimestres de crescimento negativo, EUA estão tecnicamente em recessão | Foto: Reprodução/Flickr

Um administrador da Wikipédia bloqueou as edições da página em que consta a definição de “recessão” por usuários não registrados até o início deste mês, para impedir o “vandalismo” e o conteúdo “malicioso”. A medida foi tomada na semana passada depois de a página ter sido editada 41 vezes em sete dias para alterar o histórico de definição de “recessão”, conforme reportagem do portal americano Daily Wire.

Na quinta-feira 28, o Departamento de Comércio dos EUA informou que a economia encolheu pelo segundo trimestre consecutivo, a uma taxa anualizada de 0,9, entrando em recessão técnica.

Nas últimas semanas, o governo Biden argumentou que não há uma definição consensual de recessão, apesar de economistas afirmarem que uma recessão pode ser sinalizada por dois trimestres consecutivos de crescimento econômico negativo. A infinidade de revisões da Wikipédia ocorre quando o governo Biden tenta contornar a definição comumente aceita do termo.

-Publicidade-

Por exemplo, um editor, chamado “Soibangla”, repetidamente excluiu adições de outros editores que usavam a definição de recessão contida nos livros didáticos, como sendo dois trimestres consecutivos de crescimento negativo do PIB.

O editor, que contribuiu com mais de mil outros artigos da Wikipédia, substituiu o indicador historicamente aplicado por várias explicações ambíguas. Por exemplo, uma das edições de Soibangla afirmou: “Não há consenso global sobre o que é uma recessão”.

Outros editores, no entanto, tentaram alterar ou reverter as definições, apenas para serem frustrados por outros editores que removeram suas alterações.

Houve tantas edições na página em tão pouco tempo que um administrador da Wikipédia chamado “Anarchyte” teve de bloquear temporariamente todas as adições, devido à “adição persistente de conteúdo sem fonte ou com fonte não confiável”, exigindo que todas as edições fossem confirmadas por usuários confiáveis.

Os editores da Wikipédia não são pagos pela empresa e podem ser banidos se violarem repetidamente suas regras. A partir da publicação, muitas das alterações feitas pelos usuários foram excluídas, e a definição histórica está ativa no site, embora com contexto adicionado.

A versão daqueles que queriam alterar o conceito comumente aceito é a mesma de integrantes do governo Biden, como o conselheiro econômico da Casa Branca, Brian Deese. Ele afirmou que uma recessão não é “universalmente” definida como dois trimestres consecutivos de crescimento negativo. “Não é a definição em que os economistas tradicionalmente confiam.”

A recente declaração contradiz o que Deese afirmou em 2008 ao jornal New York Post: “Os economistas têm uma definição técnica de recessão, que são dois trimestres consecutivos de crescimento negativo”.

No domingo 31, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, também se recusou a reconhecer que os EUA estejam caminhando para uma recessão e alegou que a economia estava em uma “transição”, com o crescimento “desacelerando”. “Esta não é uma economia que está em recessão”, disse ela, à NBC News. “Mas estamos em um período de transição em que o crescimento está desacelerando e isso é necessário e apropriado e precisamos crescer em um ritmo constante e sustentável. Portanto, há uma desaceleração, e as empresas podem ver isso, e isso é apropriado, já que as pessoas agora têm empregos e temos um mercado de trabalho forte.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Esquerda sendo esquerda, são o pior tipo de gente, mais baixa, cretina, bandida que existe! Querem mais provas do que estamos tendo no mundo todo? DESgoverno Bidê é muito sujo, nojo 🤮

  2. É simples bastava uma alteração. “Se provocada por nós , ou pelos nossos cupinchas, não é recessão. Se provocada pelos que não são nossos partidários, é recessão”. Como são hipócritas.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.