publicidade
Economia

Pedidos de recuperação judicial têm alta de 94,7% em março

Crescimento é em comparação a igual período de 2023; foram contabilizados 183 requerimentos

Recuperação Judicial
Março é o terceiro mês com recorde no número de pedidos de recuperação judicial no país | Foto: | Foto: Reprodução/Redes sociais

O número de recuperação judicial (RJ) cresceu em março deste ano. Foram registrados 183 pedidos por empresas brasileiras. O número representa um crescimento de 94,7% em comparação ao mesmo período de 2023, segundo dados divulgados pelo Serasa Experian

A análise, que integra o Indicador de Falências e Recuperação Judicial do Serasa Experian, também mostram que este foi o maior número de 2024. Segundo o economista Luiz Rabi, a queda nos pedidos de RJ devem ocorrer a partir do segundo semestre. 

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

“O aumento nas solicitações de recuperações judiciais é um reflexo do crescimento das empresas que se viram diante da iminência da insolvência”, analisou Luiz Rabi.

O especialista destacou que é primeiro é necessário termos “uma redução da inadimplência para depois presenciarmos uma queda no número de pedidos de recuperações judiciais.”

pedidos-de-recuperacao-judicial
Gráfico mostra evolução anual dos pedidos de recuperação judicial no país | Foto: Serasa Experian

Registros por setor

Os dados da pesquisa também mostraram que o setor de serviços liderou o número de pedidos de recuperações judiciais em março, com 71 solicitações apresentadas.

Depois, aparece em segundo lugar no ranking vem o segmento de comércio, com 48 requisições. Em terceiro fica o setor de indústria, com 33 pedidos. Na sequência está o área de produtos primários, com 31 casos de recuperação judicial. 

pedidos-recuperacao-judicial-setores
Evolução dos pedidos de recuperação judicial por setor | Foto: Serasa Experian

Segundo mês de alta em pedidos de recuperação judicial

Fevereiro também foi um mês com crescimento no número de recuperação judicial no país, com registro de 169 pedidos. O valor representa uma alta de 64,1% ante o mesmo período de 2023, de acordo a Serasa Experian. 

As micros e pequenas empresas foram as que mais registraram o pedido legal. Conforme o levantamento, foram 59 requisições. Já as companhias médias e grandes protocolaram 35 e nove pedidos, respectivamente.

Leia também: “Pedidos de recuperações judiciais chegam a maior número da série histórica em janeiro 2024”

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Mario Hugo Ladeira Filho
    Mario Hugo Ladeira Filho

    E o PT bombando.
    Conselho: mude com seu dinheiro pro Paraguai.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade