A Alemanha acendeu o sinal de alerta com a divulgação do resultado de seu Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre do ano passado, nesta sexta-feira, 28. Segundo dados preliminares anunciados pela Destatis (a agência oficial de estatísticas do país), houve uma retração de 0,7% no período.
O resultado veio abaixo das expectativas de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que projetavam uma queda de 0,5% nos três últimos meses de 2021.
Por outro lado, o PIB alemão registrou expansão de 1,4% na comparação com o quarto trimestre de 2020. Neste caso, a estimativa do mercado era uma alta de 1,3%.
A Destatis também anunciou a revisão para cima do crescimento do PIB da Alemanha em 2021: de 2,7% para 2,8%. Os dados consolidados serão divulgados no dia 25 de fevereiro.
Na quarta-feira 26, o governo alemão havia anunciado uma redução da estimativa oficial de crescimento econômico do país em 2022.
Segundo o Ministério da Economia, a alta do PIB neste ano deve ser de 3,6%. No fim de outubro do ano passado, a projeção era de 4,1%.
“As consequências da pandemia ainda são visíveis e muitas empresas ainda precisam lutar contra elas”, afirmou o ministro da Economia, Robert Habeck. “No entanto, nossa economia ainda é robusta”, completou.