publicidade
Economia

Prévia da inflação sobe para 0,62% em maio, informa IBGE

IPCA-15 acumula alta de 3,02% no ano e chega a 4,64% em 12 meses

prévia da inflação alimentos
O grupo alimentação e bebidas liderou o impacto no IPCA-15 | Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), conhecido como prévia da inflação, registrou alta de 0,62% em maio. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados nesta quarta-feira, 27. O resultado atual ficou 0,27 ponto porcentual abaixo da taxa de abril (0,89%).

Em maio de 2025, o índice havia atingido 0,36%. O indicador acumula alta de 3,02% no ano. Nos últimos 12 meses, o avanço somou 4,64%, superando os 4,37% registrados no período anterior.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

O grupo alimentação e bebidas liderou o impacto no índice geral, com alta de 1,38% e peso de 0,3 pontos porcentuais. Os setores de habitação (1,03%) e saúde e cuidados pessoais (1,05%) também influenciaram o resultado. As demais áreas variaram entre -0,33% (transportes) e 0,5% (despesas pessoais).

alta da prévia da inflação
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, destaca-se alimentação e bebidas, com a maior variação | Imagem: Divulgação/ IBGE

Prévia da inflação: batata e energia pressionam os custos em maio

No grupo alimentação e bebidas, os preços dos alimentos no domicílio variaram de 1,77% em abril para 1,73% em maio. Quedas na maçã (-2,32%) e no café moído (-2,09%) contiveram o índice. Em contrapartida, subiram a batata-inglesa (26,29%), o tomate (12,97%), o leite longa vida (6,07%) e as carnes (1,98%). A alimentação fora do domicílio (0,51%) desacelerou depois de registrar 0,70% em abril.

Leia também: “Boletim Focus eleva previsão da inflação e estoura teto da meta”

Já em habitação, a energia elétrica residencial subiu 2,16% e gerou o maior impacto individual do mês. A bandeira tarifária amarela adicionou a cobrança de R$ 1,8 a cada 100 kWh consumidos. O IBGE também registrou reajustes tarifários em Fortaleza, em Salvador e no Recife. A taxa de água e esgoto subiu 0,13% em Goiânia, enquanto o gás encanado avançou 0,44% no Rio de Janeiro.

O grupo saúde e cuidados pessoais subiu 1,05%. O resultado reflete aumentos em produtos de higiene pessoal (1,60%), planos de saúde (0,5%) e produtos farmacêuticos (1,25%). O setor farmacêutico absorveu o reajuste autorizado de até 3,81% nos medicamentos.

Transportes recuam

Por outro lado, o grupo transportes recuou 0,33%. Os combustíveis caíram para -1,47% em maio, puxados pelas quedas do etanol (-2,73%), do óleo diesel (-2,04%) e da gasolina (-1,32%). O gás veicular subiu 2,12%. As passagens aéreas, porém, avançaram 3,25%, depois de caírem 14,32% em abril.

O item ônibus urbano caiu 0,56%. Cidades como São Paulo, Salvador, Brasília, Belém, Belo Horizonte e Curitiba registraram reduções causadas por gratuidades ou reduções tarifárias em domingos e feriados. A integração em São Paulo subiu 0,30%, o metrô em Brasília recuou 0,21% e o ônibus intermunicipal em Porto Alegre avançou 0,27%.

Goiânia registrou a maior variação regional (1,41%), impulsionada pelo etanol e pela gasolina. Brasília, no entanto, apresentou o menor índice (0,33%), puxada por quedas no ônibus urbano e na gasolina.

IPCA-15 maio
O menor resultado ocorreu em Brasília (0,33%) | Imagem: Divulgação/IBGE

O IBGE coletou os preços de 16 de abril a 15 de maio e os comparou com a base de 18 de março a 15 de abril de 2026. A pesquisa reflete o consumo de famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos em 11 regiões brasileiras. A metodologia repete o modelo do IPCA, com diferenças apenas no período de coleta e na abrangência geográfica.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade