A geração da energia solar aumentou quase 80% na primeira quinzena de dezembro de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com os dados apresentados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) na quinta-feira 23.
Além da expansão da fonte solar, nos primeiros 15 dias deste mês houve uma ampliação da produção da energia eólica — obtida a partir da força do vento. Já a energia gerada por meio de fonte hídrica (água), não cresceu nem 1%, mesmo com a chegada de chuvas fortes registrada em outubro deste ano.
Com relação à produção de geração térmica, a forma mais cara e usada no país, foi observado um crescimento em novembro impulsionado pelas chuvas, principalmente na região Norte do país, segundo informou a CCEE. Apesar desse movimento, no comparativo de dezembro de 2021 com o mesmo período do ano passado, houve uma diminuição de mais de 10%.
No dia 10 de dezembro, uma usina localizada em Belo Monte, no Pará produziu quase quatro mil megawatts médios. Esse valor foi 10 vezes maior do que o registrado na mesma data de setembro — considerado o momento do auge do período de seca do estado.