publicidade
Economia

Produção industrial tem 9ª alta mensal consecutiva

No acumulado dos últimos 12 meses, o setor ainda registra um recuo de 4,3%

setor industrial
Foto: Reprodução/FIEMG

Dados divulgados nesta sexta-feira, 5, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a produção industrial do país manteve, em janeiro deste ano, uma trajetória ascendente. O crescimento foi de 0,4% no período, em relação a dezembro de 2020. Trata-se da 9ª alta mensal consecutiva do índice no Brasil.

No acumulado dos últimos 12 meses, entretanto, o setor ainda registra um recuo de 4,3%, ainda na esteira dos efeitos da pandemia de covid-19 sobre a economia. Na comparação com janeiro do ano passado, o avanço foi de 2%.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Indústria contrata mais que demite em janeiro pela 1ª vez em 10 anos”

Ainda segundo o IBGE, os noves meses seguidos de alta significaram um resultado positivo acumulado de 42,3%, o que recuperou o tombo de 27,1% registrado entre março de abril de 2020, no início da pandemia. “Mesmo com o comportamento positivo nos últimos meses, o setor industrial ainda se encontra 12,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011”, aponta o relatório do instituto.

Atividade industrial em recuperação

Como noticiamos na quinta-feira 4, um relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que a atividade industrial segue em recuperação desde o segundo semestre do ano passado. Em janeiro de 2021, os índices de faturamento, horas trabalhadas na produção, emprego, massa salarial e rendimento médio cresceram na comparação com dezembro de 2020.

Leia também: “PIB caiu 4%. Mas será que foi tão ruim assim?”, artigo de Silvio Navarro publicado em Oeste

1 comentário
  1. Wilmar Gonçalves De Castro
    Wilmar Gonçalves De Castro

    “Ainda segundo o IBGE, os nomes meses seguidos de alta significaram um resultado…”
    Corrigir o texto:…os nove meses…

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.