O prazo para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2024 à Receita Federal termina na sexta-feira 31. Nesse período, os pagamentos das restituições iniciam na mesma data com o depósito do primeiro lote. Ao todo, vão ser cinco lotes, entre maio a setembro. Mas há a priorização de alguns grupos na fila.
É possível apenas consultar para saber se o pagamento vai ser feito no lote mais próximo da data de consulta. Assim, agora, só é possível saber se a sua restituição está inclusa no lote de 31 de maio. Caso contrário, é necessário aguardar as próximas datas.
+ Leia mais sobre Economia em Oeste
Na linha da prioridade, estão os contribuintes que residem no Rio Grande do Sul, em virtude das fortes enchentes que atingiram o Estado; idosos acima de 60 anos; deficientes físicos, mentais ou portadores de moléstia grave; quem tem o magistério como a maior fonte de renda e quem usou a declaração pré-preenchida e optou por Pix como forma de pagamento.
Segundo a Receita, contudo, estar incluso nesses grupos não garante a inclusão no primeiro lote de pagamento da restituição. No primeiro lote, vão ser contemplados 5.562.065 contribuintes.
+ PIB do Estado de SP cresce 2,3% em março de 2024
O valor total de crédito será de R$ 9,5 bilhões, o que, segundo a Fisco, é o maior valor já pago em lote único de restituição do Imposto de Renda. Para saber se você está incluso no próximo lote a ser pago, basta acessar o site da Receita.
Se o contribuinte for contemplado no dia 31, vai ser informado na tela com uma mensagem. Se não, o sistema vai indicar que a pessoa está na fila de restituição. O valor é pago na conta bancária informada no ato da declaração.
+ Caixa propões auxílio-creche de R$4,5 mil a executivos do banco
Confira o cronograma de pagamentos:
- 1º – 31/05/2024 Grupos prioritários;
- 2º – 28/06/2024 Grupos prioritários;
- 3º – 31/07/2024 Demais contribuintes;
- 4º – 30/08/2024 Demais contribuintes;
- 5º – 30/09/2024 Demais contribuintes;
Se vc tiver mais de 70 anos e a restituiçao for acima de 10.000,00 e nao for membro do PT so daqui 5 anos. Essa é a resposta correta para a pergunta da manchete.