publicidade
Economia

Setor de serviços reage e cresce 5% em junho

Setor de serviços reage e cresce 5% em junho.

serviços, ibge, crise do coronavírus, reabertura econômica
NTU prevê impacto da alta do diesel nas tarifas de ônibus | Foto: HVL/Wikimedia Commons

Alta se dá na comparação com maio. Na comparação anual, entretanto, área ainda patina e tem perda acumulada de 8,3% em 12 meses

serviços, ibge, crise do coronavírus, reabertura econômica
Setor de transportes ajudou setor de serviços a ter boa reação em junho | Foto: HVL/Wikimedia Commons

O volume de serviços no país cresceu 5% em junho na comparação com maio. A alta veio depois de quatro quedas consecutivas, quando acumulou perda de 19,5%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Receba nossas atualizações

Nos demais tipos de comparação, no entanto, o setor apresentou quedas: na comparação com junho de 2019, a redução foi de 12,1%; no acumulado do semestre, de -8,3% e no acumulado de 12 meses, -3,3%. A receita nominal cresceu 2,5% na comparação com maio, mas caiu 12,1% na comparação com junho do ano passado, 7% no acumulado do semestre e 1,1% no acumulado de 12 meses.

De acordo com o IBGE, os efeitos negativos da pandemia sobre o setor  começaram a ser sentidos nos últimos 10 dias do mês março e se aprofundaram nos dois meses seguintes, com uma retração de 18,6% no período entre março e maio. Em fevereiro, mesmo antes da pandemia, o setor já havia recuado 1%.

A alta de 5% na passagem de maio para junho foi provocada por crescimentos nos volumes das cinco atividades de serviços pesquisadas pelo IBGE, com destaques para transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (6,9%) e serviços de informação e comunicação (3,3%).

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade