O movimento assertivo do governo federal na direção da privatização da Petrobras começa a causar resistência em setores diversos. Nesta sexta-feira, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) ameaçou fazer ‘a maior greve’ da história, caso o presidente Jair Bolsonaro avance no processo burocrático de desestatização.
Na última quinta-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, recebeu de Adolfo Sachsida, novo responsável pelo Ministério de Minas e Energia, dois ofícios referentes aos planos para as privatizações da Petrobras e da Pré-Sal Petróleo (PPSA), responsável pelos contratos da União do pré-sal.
A Petrobras é uma empresa estatal de economia mista, que tem o governo federal como maior acionista, mas com participações minoritárias privadas.
Coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros, Deyvid Bacelar se manifestou sobre a questão por meio de sua conta no Twitter, deixando no ar a promessa de mobilizar a categoria contra os objetivos do governo
“Ao invés de buscar um ‘bode expiatório’ para enganar a população, fingindo preocupação, Bolsonaro deveria assumir o papel de mandatário e acabar com essa política de preços covarde, que vem levando o povo cada vez mais à miséria”, afirmou Bacelar.
“Bolsonaro, repito: você vai ver a maior greve da história da categoria petroleira caso ouse pautar a privatização da Petrobras.”
A tentativa de avançar no processo de privatizações acontece em meio à crise de combustíveis no país, deflagrada principalmente pelas consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia. Na última semana, Bolsonaro já havia demonstrado descontentamento com a administração da Petrobras sobre a questão, criticando o anúncio do lucro de R$ 44 bilhões da empresa — valor 3.700% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.
Pacheco: “Momento ruim para isso”
Outro foco de resistência ao movimento de privatizações veio da esfera política, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O senador mineiro declarou na última quinta-feira, 12, que a desestatização da Petrobras não está no radar do Congresso Nacional. “O momento é muito ruim para isso”, observou, em entrevista coletiva.
Conforme Pacheco, as análises sobre a viabilidade de vender a estatal são necessárias, porém, defendeu “diálogo” com a sociedade civil. “Não é uma medida rápida de ser tomada”, observou o presidente do Senado.
As empresas estatais, quando privatizadas irão está no mesmo nível da iniciativa privada, ou seja: acaba os super salários, demissão em massa por excesso de funcionários, aumento anual ínfimo, acaba os penduricalhos, Greve? rua! quando doentes pericia medica do INSS e irão sentir o gosto de fel ao descobrirem que aposentadoria somente com 65 anos de idade.
A PETROBRAS NUNCA FOI DO POVO BRASILEIRO….A PETROBRAS PERTENCE AOS ACIONISTAS, SINDICATOS E GOVERNO CORRUPTO DA VEZ……PRIVATIZAR PARA SANEAR
FUP = nada, não representam a mínima parte dos trabalhadores deste setor.
Essa é a elite de funcionários que ajudam a elevar o preço dos combustíveis na Petrobras, com salários que chegam as raias da indignação de qualquer Brasileiro,
por fim a essa máfia, vender refinarias abandonadas, depois outros setores até privatizar
toda ela, chega de pagar conta de ladrões e políticos bandidos.
Uma greve dessa categoria vai aumentar o número de brasileiros a favor da privatização da Petrobras. Discutir as entranhas dessa companhia não é mais tabu e interessa a todos.
Quero saber do presidente do senado o Sr. Pacheco se o escritório de advocacia que ele pertenceu tem algum contrato de trabalho com alguma empresa ou sindicato,isto porque tudo que o governo federal quer fazer ele é contra.
Eles que pensem bem. Nos dias de hoje as forças que disputam o poder não são iguais a de 7 ou 10 anos atrás. Uma greve geral pode ser um tiro no pé e outras forças que estavam quietinhas podem se manifestar diante das mudanças estruturais no planeta. Assim, com uma greve geral outros setores poderão paralizar em apoio ou em protesto aos petroleiros. Poderá faltar comida para a família e os grevistas terão que explicar e dar contas às suas mulheres e filhos como resolver o problema do abastecimento que chega até a casa deles.
Desestatização serve para acabar com a roubalheira, e com os privilégios a funcionários que não produzem.
Este Sindicato ficou totalmente omisso durante todo escândalo da Lava Jato e sabemos que muitos funcionários do segundo e terceiro escalão são corruptos e não desejam perder estas condições.
Que tal publicar os salários destes anti privatistas? Tem que baixar o preço do combustíveis e diminuir os salários destes “patriotas”, certo?
Diálogo com a sociedade civil, diz o senador. Se a sociedade quiser uma coisa, fazem outra. A sociedade, mais do que a privatização da Petrobras, deve estar “fora do radar”.
Que esses sindicalistas vão pro meio da rua, penabunda, tem que privatizar.
Conversa fiada de corporativista satisfeito com todas as beness da Empresa.
Bolsonaro e as FFAAs estão totalmente acovardados pelo STF e TSE. Ambos vão nos colocar nas mãos do PT em 2023 devido às suas inoperâncias e silêncio.
Um dia turma que paga a conta acorda e acaba essa farra.
Tem que privatizar enquanto AINDA tem veículos movido a combustível fóssil. Além de acabar com todos os monopólios.
Bom, em todo o caso, mesmo em se tratando de veículos elétricos a bateria precisa ser recarregada e parte da energia para isso vem de termoelétricas motivas a derivados de petróleo….
Aí que meda desses sindicalistas mamadores do suado salário do trabalhador! Vocês não valem nada, só representam seus interesses, vão à m e r d a.
Pela ampla, geral e irrestrita privatização de TUDO!
Vagabundos! Isso me lembra os outros marginais sindicalistas e esquerdopatas à epoca da privatização da telefonia, tempo que uma linha fixa era declarada no Imposto de Renda.
Vejam esse absurdo! Esses funciobnários precisam de mais compreensão de como está o mundo!…A impressão que sentimos, ‘É’ de para quem eles “se vendem, e servem”. Ou deveriam defender o seu País e os seus dependentes?!…🤷♀️🤦♀️affff
Vão a merda sindicalistas. Tem que privatizar essa Petrobrás que não serve em nada para os brasileiros, aliás serve na hora de dividir o prejuízo, o lucro ficam para os mamadores.
Essa gente insana sequer enxergam que a Petrobras quebrada vai coloca-los na rua. Nunca ganharam tanto com os resultados da Petrobras, com bonus, valorização das ações, dividendos, e outros benefícios que o brasileiro comum não recebe mesmo empregado. Saudades de Gabrielli, Graça Foster e Bendini?
Só os funcionários da Petrobras são beneficiados (e como ganham dinheiro!) com essa estatal. O resto da população só serve pra pagar a conta, como sempre. O petróleo NÃO é nosso. Tomara que acabe esse monopólio extorsivo e esses sindicalistas pelegos e mamadores sejam demitidos e fiquem em greve para sempre.
Inegável…..esse presidente é um mito mesmo….em ano de eleição vai privatizar a estatal que se envolveu no maior escândalo de desvio de dinheiro da história do planeta e nada faz para ajudar o Brasil a enfrentar o pós- vírus chinês.
@dito vá lá ajudar, fecha tudo e a econ0mia vê depois. O v depois tá chegando…
O luladrão entrou em desespero. Ele comprou outros partidos e horário de TV com as estatais, dando diretorias e cargos de segundo e terceiro escalão para Renan, Márcio França, turminha do Alckmin, Sarney, Pacheco…stf
Se a Petrobras prática preços internacionais não faz diferença refinar a gasolina aqui ou comprar o petróleo vindo de fora.
Talvez seja até mais barato comprar a gasolina e diesel refinado, bastando para isso zerar o imposto de importação.
Após 30 dias de greve o ponto é cortado e as demissões por justa causa passam a ser validas, será que conseguem fazer uma greve maior do que 30 dias ?
Sindicato no Brasil é igual a defender interesses apenas dos amigos do rei, olhar para seu próprio umbigo e que se f… todo o resto. Ui, que medo desse Zé Ninguém. E o Pachecão, como sempre, falando baboseiras isentonas: “discutir com a sociedade civil”. Privatiza logo.
Primeiro vender as refinarias. Depois vemos como fazer o restante. Tem que comer pelas beradas. Quanto a FUP, o sindicato dos Correios é tão agressivo quanto e, no entanto, o processo tá andando.
Sindicato é dono de alguma coisa?
Logo se vê que eles são os acionistas.
Tem que privatizar tudo e construír pelo menos 50 refinarias. Os EUA têm 135 refinarias e o Brasil 15.