A Folha de S.Paulo defendeu a privatização de estatais como a Petrobras, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Em seu editorial de opinião deste domingo, 25, o jornal afirmou que o aparato dessas instituições se mantém “custosamente” sob o comando do Estado e, sobretudo, por “interesses políticos e sindicais”.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
“Nesse conglomerado anacrônico, apenas três gigantes — Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal — reúnem em torno de si 75 subsidiárias no Brasil e no exterior, sendo quase dois terços, portanto, do universo das estatais federais”, destacou a publicação.
O texto lembra que o Tesouro Nacional controla, direta ou indiretamente, nada menos que 123 empresas. “Entre essas, é difícil citar um exemplo, além da Embrapa, de pesquisa agropecuária, em que o interesse público possa justificar tal condição”, observa.
Confira: “Governo Lula e sindicatos aumentam presença no alto escalão da Petrobras“
Segundo o editorial, para manter essa máquina sob seu domínio, a União usa “pretextos nacionalistas e estratégicos”. Tais justificativas lhe garantem o poder de “lotear cargos, distribuir favores e bancar projetos de retorno duvidoso, para nem falar em lisura”.
Privatização criteriosa poderia incentivar a competição na Petrobras, Caixa e BB, segundo a Folha
Para a Folha, a solução seria uma privatização “criteriosa”, com modelos que pudessem incentivar a competição das empresas no mercado. O jornal defende também um tipo de regulação que venha a proteger os interesses dos consumidores.
Leia também: “Ex-diretor da Petrobras, Renato Duque é preso pela PF“
A essa altura do campeonato, crer neste editorial seria o mesmo que afiançar a existência do Papai Noel. Possibilidade “zero”. No meu caso, foi-se o tempo de confiar no referido tablóide e sua atual postura do morde-assopra.
Nem a FolhaSP acredita. O Luladrão quer roubar o quanto puder, pois ele sabe, se terminar o mandato, que será o último de sua vida e aproveita para roubar e deixar roubar. Ô GONET pilantra, o LULA É LADRÃO!
Gonet é um satélite do Gilmar Mendes. Faz o que ele manda. Nunca esperei nada dele.
Descobriram só agora o que está óbvio há mais de 50 anos, o interesse dos governos em manter esses monstrengos é única e simplesmente para acomodar apaniguados políticos. Fizeram campanha para uma facção estatista e comprovadamente corrupta, mas parece que acordaram.
Quem diria, a Folha hein? Como explicam esta guinada contra o governo que até agora apoiava explicitamente? Está faltando verba? Vamos ver até quando isto dura…
Será que eu ouvi bem? A Foice de São Paulo defendendo a privatização da Petrobrás, Caixa e BB ? Estamos vendo alguma coisa acontecer !
Antes tarde que nunca!
Ao que parece, a linha editorial da Folha de S.Paulo está realmente empenhada em desfazer a imagem que a fez ser conhecida como “Foice de S.Paulo”…