A Justiça de São Paulo determinou que a Rede Globo deve indenizar em R$ 15 mil um comerciante que foi alvo de uma informação falsa no programa Bom Dia São Paulo. A reportagem foi ao ar em março de 2016. A decisão, do juiz Cláudio Salvetti D’Angelo, da 3ª Vara Cível de Santo Amaro, foi publicada em 3 de maio.
O programa exibiu uma reportagem afirmando que o comerciante havia atirado em um motorista que bateu com o carro em sua loja de pneus durante uma disputa de racha. “O dono da loja achou que era um bandido tentando entrar e saiu atirando”, detalhou o programa, na época. A reportagem informou também que o motorista havia sido atingido no pescoço e precisou ser hospitalizado.
Diferentemente da versão exposta pelo jornalístico da Globo, o comerciante provou à Justiça que não estava no estabelecimento quando a situação aconteceu, pois estava jogando futebol com amigos.
Segundo o site UOL, o comerciante processou a emissora, alegando que a reportagem mentirosa o prejudicou em vários âmbitos da sua vida. Seus clientes se afastaram e, por consequência, sua loja ficou vazia, além do prejuízo psicológico, por ser apontado como um criminoso.
A Rede Globo tentou se defender argumentando que não identificou o comerciante nem a loja, e que a informação sobre a autoria do tiro havia sido passada pelos pais do motorista.
A empresa de comunicação explicou que atualizou posteriormente a reportagem, registrando que o motorista disse à polícia que o responsável pelo tiro era “um homem de bicicleta”.
O advogado do comerciante, Agnaldo Dias Almeida, afirmou à Justiça que o repórter não apurou a verdade dos fatos antes de fazer a denúncia. A emissora foi condenada em todas as instâncias e não pode recorrer, já que o processo transitou em julgado.
Oeste desmentiu fake news da Globo
No mês passado, um repórter do jornal O Globo entrou em contato com Oeste alegando uma suposta queda no número de visitantes do site com base em um relatório de uma consultoria.
Ao solicitar a íntegra do relatório, o repórter recuou e disse que não houve queda no número de leitores.
É típico dessa emissora não ter compromisso com o verdadeiro jornalismo honesto e independente! Achei o valor muito pequeno para o estrago feito na imagem do comerciante.
GLOBOLIXO! MENTIROSA!
a 3 anos não vejo globo e cnn. lixão
É UM LIXO !!! E as informações que oculta do desgoverno por causa das verbas que recebe do Governo.
Que absurdo!… Globo mentindo? Duvido!
É ironia, óbvio.
Só isso? Tem que pagar bilhões iguais os que eles ganham do governo federal para ocultar as informações verdadeiras.
Uma pessoa com caráter e moral do bem jamais assistiria essa globolixo, conheço pessoas do bem que infelizmente ainda clicam nesse lixo de televisão
Se a mentira vai dar multa e se for paga a globolixo vai ter muitas multas a pagar, mente em quase tudo
nao assisto nem futebol mais so porque a globo transmite sobre o g1 so fazer jornalismo competente agora so leio a oeste nenhuma mais nem o r7 que sao todos vendidos
recomendo a todos que não hesitem em denunciar um se quer agente mal intencionado.
Chupa,maldita.Todo castigo para a sucursal do inferno é pouco.
Globolixo!
Certa vez fui entrevistado para um jornal aqui da minha região. Quando fui ler a matéria, o jornalista colocou umas frases que eu nem havia dito, simplesmente inventou. Eu devia ter uns 20 anos, daquele dia em diante entendi jornais não informam a verdade absoluta.
POUCO, DEVERIA SER DE QUINZE MILHÕES !!!!
Indenização muito baixa, deveria ser uns 500 mil! Essas indenizações são ridículas, por isso continuam mentindo!