publicidade
Imprensa

Globo rejeitou novela por falar sobre aborto, diz Gloria Perez

Emissora pediu mudanças no enredo de Rosa dos Ventos, que abordava o tema como ponto central

Gloria Perez
Gloria Perez é autora de novelas de sucesso da Globo, como O Clone e Caminho das Índias | Foto: Reprodução/Globo

A roteirista Gloria Perez anunciou o fim de seu contrato com a TV Globo. Segundo a autora, a emissora rejeitou sua nova novela, Rosa dos Ventos, por abordar o aborto como tema principal.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Gloria contou que a Globo propôs adaptar a sinopse e ofereceu a prorrogação do contrato para exibir a novela depois de Três Graças, de Aguinaldo Silva, sucessora de Vale Tudo. A autora não aceitou a proposta.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “‘Globo é porta-voz de Moraes’, diz Malafaia”

“Era impossível”, contou Gloria Perez, em entrevista concedida por e-mail ao jornal. “A intenção [falar sobre o aborto] era jogar um foco sobre essa forma de violência contra as mulheres. São casos muito comuns, que costumam terminar em assassinato. A toda hora estamos vendo na mídia.”

O roteiro também incluía uma personagem com aspirações políticas, mas, segundo a autora, a novela não discutia política partidária. Ainda assim, isso teria causado incômodo na emissora.

Tirar o aborto da novela era impossível, diz Gloria Perez

A sinopse da novela incluía a atriz Giovanna Antonelli como intérprete da personagem principal, Mabel, candidata a um cargo legislativo no Rio Grande do Sul. Ela é mulher de Murilo, interpretado por Murilo Benício, que tem um caso com Cibele (Grazi Massafera). O homem forçaria a amante a fazer um aborto para evitar um escândalo político.

De acordo com a autora, a Globo solicitou a retirada do tema. “Pediu que contornasse, descartando o aborto”, afirmou. “Era impossível atender: o aborto é o ponto de partida da história, tudo o mais ocorre a partir dele, todas as tramas paralelas se relacionam a ele. Tirar o aborto era tirar o macaco do King Kong.”

Gloria Perez mantinha um contrato por obra com a emissora. “Decidido o cancelamento [da novela], foi proposto assinar uma extensão dele para produzir uma história nova”, explicou a autora. “Preferi não assinar. Tudo foi acordado e feito amigavelmente.”

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

Apesar disso, a autora não pode vender a história para outra emissora nem para algum serviço de streaming. “A Globo não me devolveu a sinopse e está no seu direito.”

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.