O Poder Judiciário entendeu que o humorista Gregório Duvivier usou seu espaço no canal HBO para espalhar fake news e ofender um produtor rural. Com isso, a Justiça condenou o comediante e a emissora a pagarem indenização de R$ 100 mil.
A decisão contra Duvivier e a HBO veio a público nesta semana, conforme informações divulgadas pelo portal UOL. Antônio José Junqueira Vilela Filho, que é empresário do setor do agronegócio, foi o responsável por abrir o processo.
O produtor rural recorreu à Justiça depois de ter sido mencionado durante uma edição de março do Greg News. O programa, a saber, vai ao ar pela HBO e tem Gregório Duvivier como apresentador. Na ocasião, o humorista chamou Vilela Filho de “grileiro”.
Leia mais:
Além disso, o humorista se referiu ao produtor rural como responsável por desmatar mais de 300 quilômetros quadrados da Amazônia. O apresentador da HBO também acusou o empresário de manter funcionários em situação análoga à escravidão.
“O autor [do processo] não é o personagem criminoso e odioso que os réus intencionalmente, para efeitos de audiência, tentaram desenhar”, afirmaram ao Tribunal de Justiça de São Paulo os advogados Alexandre Fidalgo e Cláudia Pinheiro David, responsáveis pelo processo em nome de Vilela Filho. “É um reconhecido empresário, cuja atuação profissional está pautada na legalidade e no respeito ao meio ambiente”, prosseguiu a dupla ao abrir a ação, informa o UOL.
Gregório Duvivier alegou direito à liberdade de expressão
Em sua defesa no processo aberto por Antônio José Junqueira Vilela Filho, Gregório Duvivier alegou que não cometeu crime algum. Ele afirmou que exerceu seu direito à liberdade de expressão. Nesse sentido, declarou que as acusações contra o produtor rural tiveram como base materiais veiculados na imprensa. Tais argumentos, contudo, não foram aceitos pela Justiça.
“O caráter humorístico do programa noticioso não afasta o dever jornalístico de apuração, checagem e corroboração”, afirmou, em trecho de sua decisão contra a HBO e Duvivier, o juiz Gustavo Coube de Carvalho, da 5ª Vara Cível de São Paulo. “Ou então, ao menos, de dar ao envolvido a chance de se manifestar sobre fatos que o desabonam”, complementou o magistrado. Apesar disso, a emissora e o humorista podem recorrer.
A saber, o Greg News tem um jornalista como editor-chefe. Denis Russo Burgierman se apresenta nas redes sociais como responsável pela função.
Leia também: “Justiça condena Globo a pagar quase R$ 1 milhão a jovem que não recebeu prêmio de Huck”