publicidade
Imprensa

‘Infeliz’, dizem indígenas, sobre Luciano Huck

Associação critica postura de apresentador da Globo ao questionar autenticidade cultural

Anitta, o cacique Raoni e Luciano Huck, durante gravação no Parque Indígena do Xingu | Foto: Reprodução/Redes sociais
Anitta, o cacique Raoni e Luciano Huck, durante gravação no Parque Indígena do Xingu | Foto: Reprodução/Redes sociais

A declaração do apresentador Luciano Huck durante uma visita ao Parque Indígena do Xingu continua gerando críticas. Em agosto, Huck orientou integrantes da equipe e moradores da região sobre como deveriam aparecer diante das câmeras, sugerindo que evitassem o uso de celulares e retirassem peças de roupa consideradas “não tradicionais”. 

No vídeo que circula nas redes sociais, o comunicador diz “tira a roupa” e, em seguida, complementa: “É, limpa a cultura de vocês aí”. A fala provocou imediata reação de internautas, que o acusaram de interferir na forma como os indígenas escolhem se apresentar.

Receba nossas atualizações

Huck: “percepção equivocada e perigosa”

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) manifestou-se por meio de nota e classificou a declaração como infeliz. Para a entidade, ao sugerir que a presença de celulares reduziria a “autenticidade” cultural, Huck reforçou uma percepção equivocada e perigosa sobre os povos originários. 

A organização destacou que as culturas indígenas “são diversas, vivas, dinâmicas e múltiplas” e que não precisam ser “limpas” para atender às expectativas externas. A entidade ressaltou da mesma forma que cada indígena carrega a cultura de seu povo na língua, no corpo, na memória e nas práticas cotidianas. Por isso, afirma, essa identidade não deve ser moldada ao olhar de terceiros. 

Leia também: “O amanhã do Supremo”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 299 da Revista Oeste

A Coiab espera que o episódio sirva principalmente de reflexão para a sociedade sobre a diversidade cultural e o direito à autodeterminação dos povos indígenas — “com ou sem celular na mão”.

O apresentador da Globo declarou que mantém uma relação de décadas com comunidades indígenas no Brasil e que desse modo não teve intenção de prejudicar a imagem delas. Luciano Huck justificou ainda que a cena ocorreu nos bastidores de uma gravação e se tratou apenas de “uma decisão de direção de arte, um ajuste pontual dentro do contexto de um set de filmagem”.

+ Leia mais notícias de Imprensa na Oeste

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. paulo jose do nascimento filho
    paulo jose do nascimento filho

    Este palhaço hipocrita sempre subvertendo a realidade para enganar o ignorantes

  2. Gilson Herz
    Gilson Herz

    Ainda tem imbecil que assiste e ouve esse merda. É muito lixo na globolixo.

  3. Carlos Soares
    Carlos Soares

    Esses “intelectuerdas” falam e fazem besteiras aos montes.
    Por que fazem tanta questão de manter os índios como expostos num parque temático?

  4. Ricardo Fonseca Alves
    Ricardo Fonseca Alves

    Luciano Hulk sempre foi DINHEIRISTA E MAU CARÁTER!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.