publicidade
Imprensa

Pacote de cortes de gastos de Lula é 'inepto', afirma Folha

'Alta do dólar é novo recorde de desprestígio da moeda nacional', informa jornal

Pacote corte de gastos; governo lula
O presidente Lula e Fernando Haddad, ministro da Fazenda | Foto: Reprodução/Agência Brasil

Em editorial publicado no sábado 30, o jornal Folha de S.Paulo classificou o pacote fiscal do governo Lula como “inepto” e “pífio”. Segundo a publicação, “era totalmente previsível” que a divulgação das medidas associadas à promessa de redução do Imposto de Renda “resultaria em desastre financeiro”.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

Receba nossas atualizações

Especialistas do mercado financeiro preveem que a taxa Selic poderá superar 14,5% ao ano nos próximos meses. Este aumento nos juros afeta diretamente a economia, elevando o custo de financiamento para famílias e empresas, o que repercute negativamente no consumo e nos investimentos.

Alta do dólar e pressão inflacionária

Dólar ganhou força depois de avanço de republicano nas eleições dos EUA | Foto: Reprodução/Pixabay
Dólar: semana de valorização frente ao real | Foto: Reprodução/Pixabay

Em meio aos anúncios do governo, a cotação do dólar chegou a R$ 6,10. De acordo com a publicação, esse patamar é um “novo recorde de desprestígio da moeda nacional”. Essa situação pressiona ainda mais a inflação, que já estava sendo impulsionada por gastos públicos excessivos. A expectativa é que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ultrapasse 5% em 2025, dois pontos porcentuais acima da meta do Banco Central.

Crise de confiança no governo Lula

O descontrole fiscal complica a missão da autoridade monetária de estabilizar os preços, tornando a elevação dos juros uma necessidade provável. Essa situação impacta especialmente os mais pobres, que sofrem mais com o aumento dos preços de bens essenciais, como alimentos e matérias-primas.

Isso ameaça a estabilidade econômica futura, podendo levar a uma desaceleração que afetará negativamente o emprego e outros indicadores sociais. Ao mesmo tempo, o governo culpa gestões anteriores pelos problemas atuais, uma estratégia que pode mobilizar sua base partidária, mas não melhora a confiança na gestão atual. O discurso de Fernando Haddad “tem cada vez menos credibilidade”, afirma a publicação.

“Não há mais motivos para esperar algum lampejo de lucidez de Lula — que nem se preocupa em fingir alguma responsabilidade orçamentária”, escreve a Folha. “Resta esperar que lideranças do Congresso, em nome do pragmatismo, examinem as propostas a serem apresentadas com a responsabilidade ausente no Palácio do Planalto.”

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Adailton Ribeiro de Oliveira
    Adailton Ribeiro de Oliveira

    E o pior é que todos nós pagamos a conta, eu queria que só quem votou nesse governo perdulário, pagasse esse conta, mas não é isso que acontece, INFELIZMENTE.

  2. Almicre Piovezan
    Almicre Piovezan

    Um governo picareta apoiado pelo supremo só podia dar nisso.

  3. PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    ORAS, DO QUE RECLAMA A FOICE DE SÃO PAULO??????????????????????????????????????????????????????????

  4. M. M J
    M. M J

    Onde estão os Economistas que fizeram o “L” em 2022, onde está Helena Landau, Persio Arida e todos os demais que votaram no Descondenado supostamente para “Salvar o Brasil”?????

    A Rede Globo, por sua vez, que tanto criticou Bolsonaro, porquê não fala uma única palavra do abismo econômico que está se formando??

    E os atores da Globo, cambada de hipócritas que fizeram o “L” alegando que votariam em Lula pra “Salvar o Brasil” , porque agora se escondem todos????

  5. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Além de mentir com números, Lula arrota crítica a determinos fatos incontroversos dizendo para seus escravos que só agora ele viu os problemas do Brasil profundo, parecendo que nunca governou o Brasil.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.