A água está acabando no Oriente Médio

Crise climática e irrigação descontrolada agravam o problema
-Publicidade-
Foto: Divulgação/Unsplash
Foto: Divulgação/Unsplash | Foto: Divulgação/Unsplash

Países do Oriente Médio como Irã, Iraque e Jordânia estão ficando sem água, segundo Charles Iceland, do World Resources Institute (WRI), declarou à CNN. Em busca de autossuficiência na agricultura, eles estão bombeando enormes quantidades de água do subsolo para irrigar suas plantações. As chuvas não estão conseguindo mais preencher essas reservas subterrâneas.

Leia mais: “Sistema Cantareira entra em estado de alerta

Só o Irã usa 90% da (pouca) água que possui na agricultura. Três pessoas já morreram em protestos contra a seca no sudoeste do país. Como a ditadura dos aiatolás prossegue hostil a boa parte do mundo, precisa de maior produção local de alimentos. E esse fator, aliado às temperaturas crescentes, está ressecando o país.

-Publicidade-

A crise está atingindo duramente a Jordânia. As camadas mais pobres da população vivem com 40 litros de água por dia, para todas as suas necessidades, incluindo banho, lavagem de roupa, etc. O americano médio vive com dez vezes mais do que isso em média. A Jordânia depende cada vez mais da água dessalinizada que importa de Israel.

Leia mais: “Frio: técnica de irrigação evita perdas em frutas e hortaliças

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários

  1. Seguimos para crise hídrica em terras tupiniquins. Especialistas afirmam 2025.
    Porém, agenda ONU / NOM acontecendo fielmente com um marco especial para 2022 e 2023 oferecerá um cenário mais duro e cruel a humanidade!

  2. Por mim esses países que usam a maior parte de seus orçamentos para compra de armas ou pesquisas para uso militar de energia nuclear, como o Irã, tem mesmo é que morrerem à míngua devido às secas. Até por aqui, corremos o risco de desabastecimento e olhe que temos água em abundância, estamos em segundo ou terceiro lugar no mundo em reservas hídricas, os primeiros são o Canadá e Russia, mesmo assim nesses países, essas reservas estão na forma de gelo.

  3. Existe uma certa dose de terrorismo nesse tipo de notícia. Água do subsolo é finita. O Egito planta batata para exportar para o Reino Unido. Mas a água total da Terra não acaba, é constante.

    1. Continuando depois de atender um chato: então se a temperatura sobe, há mais evaporação, mais nuvens e mais….chuvas.
      O problema são governos totalitários que tomam decisões de auto-preservação em detrimento do povo.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro