Agência Fitch alerta para ‘calote iminente’ da Rússia

A agência de risco de crédito rebaixou o indicador de inadimplência do país
-Publicidade-
O país de Vladimir Putin sofre consequência das sanções e restrições comerciais impostas internacionalmente
O país de Vladimir Putin sofre consequência das sanções e restrições comerciais impostas internacionalmente | Foto: Reprodução/Flickr

A agência de risco de crédito Fitch rebaixou o indicador de inadimplência da Rússia de “B” para “C”, demonstrando a iminência de um calote.

O país sofre consequência das sanções e restrições comerciais impostas internacionalmente desde que iniciou uma guerra contra a Ucrânia.

-Publicidade-

“A classificação de crédito ‘C’ reflete a visão da Fitch de que um calote é iminente”, informou a agência, na terça-feira 8. Segundo ela, as ações contra o governo de Vladimir Putin “aumentam a probabilidade de uma resposta política da Rússia que inclua pelo menos o não pagamento seletivo de suas obrigações de dívida soberana”.

A Fitch citou bloqueios diretos contra os fundos russos, que seriam uma “imposição de barreiras técnicas ao serviço da dívida”.

A nota “C” dada pela agência é apenas um degrau acima de calote. Com isso, a avaliação da Fitch fica em linha com a da agência Moody’s.

Na semana passada, as agências Fitch e Moody’s rebaixaram a Rússia em seis níveis, para junk (lixo, na tradução do inglês), afirmando que as sanções ocidentais colocam em dúvida a capacidade do país de pagar o serviço da dívida e enfraquecem a economia.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários Ver comentários

  1. “É a economia, estúpido”.

    James Carville, consultor político americano e autor que criou estratégias para candidatos a cargos públicos nos Estados Unidos e em 23 países no exterior.

  2. Como esses caras dessas agências são uns bambans…Até meu pastor alemão de estimação deve saber disso. Mas, enfim…Nem dá para comentar mais sobre uma obviedade dessas aí.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.