Arroz dourado será cultivado nas Filipinas

Agricultores do país serão os primeiros a plantar a cultura para fins comerciais
-Publicidade-
Variedades - arroz dourado <i>(à dir.)</i> e arroz branco | Foto: Divulgação/Golden Rice Project
Variedades - arroz dourado (à dir.) e arroz branco | Foto: Divulgação/Golden Rice Project

As Filipinas receberam sinal verde para plantar e vender arroz dourado — variedade transgênica (modificada em laboratório). Com isso, os agricultores do país se tornaram os primeiros do mundo a conseguir liberação para cultivar a variedade do cereal enriquecido em vitamina A, com objetivo de reduzir a desnutrição infantil. Segundo a Organização Mundial da Saúde, meio milhão de crianças ficam cegas a cada ano por causa da deficiência desse nutriente e mais de 100 mil crianças menores de 5 anos morrem.

“Não faltará arroz”, artigo publicado na Edição 67 da Revista Oeste

Os estudos do arroz dourado começaram na década de 1990 e passaram por um processo rigoroso. Mesmo assim, movimentos que se opõem a produtos geneticamente modificados atacaram as pesquisas. Após uma batalha da comunidade científica contra esses grupos, o cereal foi sendo aprovado para comércio em países como Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos e, inclusive, Filipinas. Contudo, para que o plantio de arroz dourado fosse iniciado, ainda faltava a aprovação para cultivo comercial, conquistada pelos filipinos.

-Publicidade-

Leia mais: “Ditador das Filipinas proíbe quem não tomar vacina de sair de casa”

Aqui no Brasil, a deficiência em vitamina A não é um problema de saúde pública grave e, nos últimos anos, tem sido controlada.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários

  1. Mais um terror espalhado pela OMS. Tive que ir ao Google pq o artigo não botou um parágrafo sobre a tal vitamina. Quem tem carência de vitamina A tem carência é de comida.

  2. Há alguns anos, trabalhei em uma empresa de beneficiamento de arroz no rio grande do Sul, eu era secadorista e me trouxeram uma carga desse tal arroz dourado para secar, disseram que vinha da china e que não tinha nenhum problema, resumindo, adquiri uma doença de pele por causa do pó que ele soltava, até hoje tenho esse problema e no verão, só abaixo de remédio e pomada para aguentar a coceira horrível que dá.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro