As críticas do New York Times a Moraes

Jornal norte-americano alerta para o autoritarismo do ministro
-Publicidade-
É a segunda vez que Moraes é criticado pelo <i>New York Times</i> | Foto: Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo
É a segunda vez que Moraes é criticado pelo New York Times | Foto: Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo

O jornal norte-americano New York Times voltou a falar sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma reportagem publicada neste domingo, 22, alerta para os perigos das “táticas agressivas” usadas pelo magistrado contra os conservadores.

“Moraes impulsionou investigações e processos, bem como o silenciamento nas redes sociais, de qualquer pessoa considerada por ele uma ameaça às instituições brasileiras”, diz o correspondente do jornal no Brasil, Jack Nicas. “Para muitos da esquerda brasileira, isso fez dele o homem que salvou a jovem democracia brasileira.”

Nicas ressalta, contudo, que parte considerável da população brasileira também considera o ministro uma ameaça. “A abordagem agressiva e a expansão da autoridade de Moraes fizeram dele uma das pessoas mais poderosas do país, e também o colocaram no centro de um debate complicado no Brasil sobre até que ponto se pode ir para lutar contra a extrema direita”, observou.

-Publicidade-

O correspondente do New York Times lembra que Moraes já ordenou prisões sem julgamento por ameaças publicadas nas redes sociais; liderou o voto que sentenciou o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) a quase nove anos de prisão por ameaçar o STF; ordenou busca e apreensão contra empresários com poucas evidências de irregularidades; suspendeu o governador eleito Ibaneis Rocha (MDB); e bloqueou monocraticamente dezenas de contas e milhares de publicações nas redes sociais, sem transparência nem espaço para recurso.

“Na sua caça em nome da justiça depois das manifestações deste mês, Moraes se tornou mais audacioso”, escreveu Nicas. “Suas ordens para banir vozes influentes on-line se proliferaram. Suas ações se encaixam em uma tendência mais ampla da Suprema Corte de aumentar o próprio poder.”

O jornalista recorda que, em 2019, o então presidente do STF, Dias Toffoli, emitiu uma portaria autorizando a Corte a instaurar seus próprios inquéritos. Para o Supremo, que processa dezenas de milhares de casos por ano, “essa foi uma expansão drástica de sua jurisdição”.

O primeiro inquérito foi o das “fake news”. Na época, o ministro ordenou que a revista Crusoé retirasse do ar uma reportagem que ligava Toffoli a uma investigação sobre corrupção. Posteriormente, Moraes mudou o foco das investigações para a “desinformação” nas redes, supostamente vinda dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Isso deu ao magistrado um enorme papel na política brasileira. “Papel que cresceu ainda mais este ano, quando, por acaso, seu revezamento como presidente do Tribunal Superior Eleitoral coincidiu com a eleição. Nessa função, Moraes se tornou o maior guardião — e cão de guarda — da democracia brasileira.”

Recentemente, o ministro ordenou que fossem retiradas do ar as contas nas redes sociais de pelo menos cinco parlamentares federais, empresários e mais de uma dezena de influenciadores “de direita”, incluindo um dos apresentadores de podcast mais populares do país, Monark.

“As ordens de Moraes para remover contas não especificam o motivo, de acordo com uma cópia de uma ordem obtida pelo New York Times”, escreveu o correspondente. “Acessos a contas proibidas no Twitter levam a uma página em branco e uma mensagem contundente: ‘A conta foi retida no Brasil em resposta a uma exigência legal’. Os donos das contas são simplesmente informados de que estão suspensas devido a uma ordem judicial e que devem considerar entrar em contato com um advogado.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

35 comentários Ver comentários

  1. *[Atenção]* Desde 09/jan/2023, a Polícia Federal está monitorando vários grupos do WhatsApp e do Telegram para identificar possíveis apoiadores de um golpe de Estado. Os principais alvos da PF são militares, policiais, funcionários públicos, pastores e padres. As informações estão sendo repassadas ao Governo Lula e a veículos da imprensa alinhados ao novo governo: https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2023/01/18/grupos-de-pms-do-df-difundem-fake-news-e-mensagens-golpistas.htm

  2. O bom da vida é ver que bandidos pé de chinelo se matam, assim como os bandidos engravatados. Qualquer dia cai um avião por ai! pode anotar. ainda bem que existe a antropofagia.

  3. E a moribunda revista Veja, em reportagem de capa, com direito a uma foto imponente, com uma cara feia (autoridade?…uhm) rotula de ” a muralha”, um individuo grosseiro e prepotente. Um juiz do STF – que nunca foi magistrado – que ajudou a descondenar um ex-presidente julgado e condenado por corrupção em três instâncias. Ridículo!
    E agora, depois de tantos outros descalabros, e sem um pingo de sensatez ou humanidade, sem discernir o joio do trigo, açodada e ilegalmente, manda prender milhares de cidadãos, muitos deles com saúde frágil, vulneráveis, em cadeira de rodas, crianças e anciãos e os interna em um tipo de campo de concentração. É desesperador para pessoas de bem e do Bem softer e ver isso!
    Não é necessário ser psiquiatra. Esses reflexos reptilianos mostram um indivíduo aterrorizado, intempestivo, personalidade vingativa, adoecido pelo ódio, um temperamento tendente à violência. Esses attributes em um juiz é uma disgrace para a Justiça. Indivíduos assim são capazes de movimentos contorcionistas inacreditáveis para proteger um ego acometido de gigantismo. Deus tenha piedade do Brasil. Esta é a hora do povo brasileiro e as forces vivas e conscientes do Brasil conservador assumirem o protagonismo e destituirem pelo voto e pressão política sólida e organizeda, esse Senado covarde e jogar para fora daquela Casa-Guardiã da Constituição, esses juizes de araque. Sem experiência. Nunca foram juizes e muito menos magistrados. “Green judges.”
    Obrigado à equipe da Revista Oeste. O NYT, WSJ e outros estão apenas repercutindo as matérias corajosas do grupo Oeste. Vocês, sim, são “A MURALHA”!

  4. Aqueles que se acham acima do bem e do mal, vão prestar conta com o Todo Poderoso Deus dos exércitos.
    Foi assim com o Rei Nabucodonosor.
    Acabou como animal, pastando no quintal do seu palácio. Deus está vendo e tudo registrando. A conta desse aí já é astronômica e a fatura certamente virá. Confiem em Deus!

  5. Algum esquerdista poderoso pagando a foia new york para derrubar o cão de guarda com medo dele cassar e caçar o lula. Lembro de que ele é do alckmin.
    Ou se faz uma varredura nessa “suprema” corte de advogados comunas parciais ou o navio Brasil afunda.
    .Caçar somente o cabeça de ovo é favorecer totalmente o lula e acorrupção.
    . esse tal de new york tá ganhando uma bela grana para voltar a velha política radical da esquerda que é a velha poliica das tessouras pt/psdb

  6. Sempre assim, esta imprensa marrom continua a mesma, do quanto pior melhor. A velha imprenssa movida com dinheiro público que desaprendeu a fazer um trabalho sério.

      1. Quis ser bonzinho…agora pagamos por tal fraqueza!

  7. Acho que o CABEÇA DE NOME FEIO esqueceu que tudo que sobe desce. E tomara Deus que quando a queda dele acontecer que ela seja bem forte e feia…………

  8. Não há nada que qualquer mídia estrangeira possa fazer que não seja apenas tangenciar o fato já notório no Brasil para todo e qualquer cidadão consciente, não fazendo a mínima diferença qual seja seu espectro político, se de direita, centro ou esquerda.
    Caso consciente, reconhece às quebras da Constituição, produzidas ao longo dos últimos anos, por membros do próprio STF sobre a desfaçatez de que eles é que têm o direito de interpretar a Carta, como se o texto simples de português só se torne acessível para seus divinos seres iluminados. Loucura!
    A manifestação do cidadão consciente acerca desse crime, independente de seu posicionamento político, aí sim, já dependente de seu caráter.
    A mídia estrangeira, na maioria das vezes, se louva na mídia mainstream brasileira, e essa sabemos ser venal, mediocremente venal, a ponto de abandonar e trocar a essência de suas grades para uma única, com a finalidade de destruir um homem, Jair Bolsonaro.
    Compete a nós, brasileiros consciente e de caráter, construir as ações necessárias para não perdermos o Brasil para os corruptos de um modo geral, para os interesses da ONU, dos metacapitalistas, dos colonialistas solitários e/ou para o socialismo/comunismo.

  9. O Ministro Moraes e seus companheiros de toga, vem, desde muito tempo, atropelando e massacrando o bom direito e a democracia em nome do entendimento colegiado do que seja democracia. Que, no entendimento do supremo colegiado, é a democracia de quem os indicou aos cargos que hoje ocupam. A esquerda NUNCA esteve tão bem representada como nos dias atuais e a carranca do Ministro é a cara dessa esquerda rancorosa e autoritária de sempre.

  10. “democracia brasileira” – como assim? – até um idiota como eu já percebeu que desde 01.Jan.2019 um golpe foi golpe foi dado a conta gotas pelo Sistema L (STF + TSE + STJ + OAB + ABI + Bilionários + Imprensa Marrom) e estamos vivendo aqui na Bruzundanga under uma ditadura plena que tem na PR um ex-presidiário e chefe do crime organizado supostamente eleito através de um sistema viciado.

  11. FALAR DAS VERDADES DAS ATROCIDADES QUE ESTE PERVERSO TEM FEITO NO BRASIL, NÃO VAI ADIANTAR EM NADA, VOCÊS NÃO PERCEBEM QUE ELE É APENAS O CAVALO NAS MÃOS DOS JOGADORES DE XADRES E DO DIABO.

    1. O correspondente do jornal americano está pegando muito leve com o que ocorreu e está ocorrendo por aqui. Tomaram a CF de refém e fizeram suas próprias leis e ainda acharam uma pessoa para enfia-las goela abaixo do brasileiro. Ratificaram a divisão do país, feita anos antes pelo atual presidente. Não vai ser fácil unir as duas partes novamente.

  12. … o alexandre, “o grande imbecil”, obedece ao cume da montanha, através dos endinheirados mediadores, de cada continente da Terra, que já dominam os países das três américas… aguardem, e verão quetíssimo no inverno!!!…

  13. O mundo fez o L, em Boston já afirmaram que o Brasil teria novo presidente, só os brasileiros e suas instituićões falidas não acreditaram então agora Bienvenidos a Venexuela.

  14. Qualquer indivíduo com o mínimo de conhecimento e esclarecimento que viva em uma democracia sabe se posicionar sobre o nível de autoritarismo e censura que este país tem assistido e enquanto isso as ditas cadeiras da democracia Congresso e Senado seguem silenciosos.

  15. Moraes não é não é nunca foi “guardião e cão de guarda da democracia” , não passa de um TIRANO, toda insegurança jurídica do país devemos a esse magistrado IMORAL, apoiado pelos demais togados do STF.

    1. “No mundo sempre houve tiranos e assassinos. E por algum tempo eles parecem invencíveis. Mas, no final, sempre caem”.

      Mahatma Gandhi, 1869-1948, lider espiritual, idealizador e fundador do moderno Estado indiano.

  16. Reportagens verdadeiras fazem alguma diferença para as polícias federais e civis? Para as Forças Armadas? Já estamos lendo um jornal americano. Isto porque o consórcio de imprensas brasileiro não denunciou o avanço do STF, de espoliação da liberdade e, lógico, apenas agora meios de comunicação que denunciavam e foram punidos.
    ORDEM INCONSTITUCIONAL NÃO SE CUMPRE! BRASIL! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  17. Assim como o mundo demorou para acordar e reagir à escalada do nazismo, omitindo-se diante de prisões e extermínio, boceja letárgico diante do avanço do autoritarismo no Brasil. Esperamos que, nesta época em que as informações são transmitidas instantaneamente pelas redes sociais, aquela página escura da história não se repita.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.