publicidade
Mundo

Ativista que já apoiou 'desmantelar a polícia' agradece a policiais depois de ter carro roubado

Em 2020, a norte-americana pediu pelo 'desmantelamento da polícia' de sua cidade

ativista desmantelar acabar polícia
Em 2020, protestos violentos após a morte de George Floyd escalaram nos EUA | Foto: Reprodução/NBC News

Uma liderança partidária norte-americana agradeceu aos policiais que lhe prestaram socorro ao ser vítima de um assalto a mão armada na terça-feira 5. Há três anos, ela já havia defendido o desmantelamento da polícia de sua cidade, Minneapolis.

Shivanthi Sathanandan ocupa o cargo de 2ª vice-presidente do Partido Democrata-Rural-Trabalhista de Minnesota (DFL, na sigla em inglês), uma filial estadual do Partido Democrata. Ela também se apresenta como “ativista, estrategista, mãe e uma garota que ama sua esposa”.

Receba nossas atualizações

‘Esse é o rosto de uma mãe que tomou uma surra’

No Facebook, ela descreve longamente o episódio traumático, junto a uma foto sua, sangrando. Os autores do assalto seriam “quatro rapazes muito jovens”. Todos armados, os bandidos também ameaçavam os vizinhos em volta enquanto batiam na mulher.

ativista desmantelar acabar polícia
Foto e trecho do texto de Shivanthi Sathanandan, vítima de assalto a mão armada e agressão | Foto: Reprodução/Facebook

A vítima relata que os criminosos a espancaram “com socos, chutes e coronhadas” na frente dos filhos pequenos, que gritavam por socorro. Shivanthi ficou “com uma perna quebrada, ferimentos profundos na cabeça e machucados e cortes por todo o corpo”.

‘Agora sou parte das estatísticas’

Em seu post, a ativista também exige a punição rigorosa dos assaltantes e que armas ilegais sejam tiradas de circulação. Além disso, ela critica quem defende a soltura de delinquentes juvenis.

“LEMBRE-SE DE MIM quando pensar em apoiar que se deixem jovens perambulando pelas nossas ruas ao invés de RESPONSABILIZÁ-LOS POR SUAS AÇÕES”, escreveu (tradução livre nossa). O texto segue com mais críticas contra quem é tolerante com criminosos.

‘Policiais incríveis’

Entre paramédicos, vizinhos, amigos, o prefeito e “a família DFL”, a vítima também agradece ao delegado e “aos policiais incríveis do 4º DP de Minneapolis”, pelo socorro durante “essa experiência aterrorizante”. Finalizando o post, diz: “Sou tão grata por essa comunidade que nos envolve de amor.”

Em 2020, vítima defendeu desmonte da polícia local

Ao noticiar o crime e a mensagem de Shivanthi Sathanandan, o canal norte-americano Fox News “desenterrou” publicações antigas dela. Em junho de 2020, no auge dos protestos que sucederam a morte de George Floyd, ela fez posts defendendo o desmantelamento da polícia de sua cidade.

Como se falasse pausadamente, escreveu: “Vamos. DESMANTELAR. O. Departamento. De. Polícia. De. Minneapolis.” Para ela, a força policial “tem falhado sistematicamente com a comunidade negra, com TODOS NÓS.”

No Brasil: “Universidade federal é palco de evento que pede o fim das polícias”

Por fim, defendeu que “é hora de construir uma nova infraestrutura, que funcione para TODAS as comunidades”. Ou seja, desmantelar a polícia local.

A Revista Oeste entrou em contato com Shivanthi Sathanandan pelo Twitter/X, perguntando sobre uma possível mudança de opinião a respeito dessa questão. Até a conclusão desta reportagem, não obteve retorno.

Afinal, o que quer dizer ‘desmantelamento da polícia’

Para entender o que significaria desmantelar a polícia no contexto norte-americano, o canal Spectrum News entrevistou Patrick Oliver, diretor de Justiça Criminal da Universidade de Cedarville. O professor também é delegado de polícia aposentado.

“Eles usarão civis, no lugar de oficiais que prestaram juramento, para conduzir investigações e aplicar as leis de trânsito, para corregedoria, para responder a chamados de serviços que não se tratem de aplicação da lei”, explica Oliver.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Vanessa Días da Silva
    Vanessa Días da Silva

    A surra foi merecida. Quem sabe agora aprende. Pior que nem nome de Americana tem e quer mudar a estrutura do país que acolheu seus ancestrais

  2. Antonio C. Lameira
    Antonio C. Lameira

    Vamos abraçar a Lagoa Rodrigo de Freitas(RJ), com roupas brancas e soltar a pomba da paz, chega de violência, Parem policias de matarem inocentes. Mas, no primeiro sinal de risco de assalto ou até morte ligam para o 190, bando de hipócritas, os rapazes deveriam ao invés de uma perna, quebrarem as duas..

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.