Banco Central dos EUA terá Powell pelo segundo mandato

O atual diretor-presidente do Federal Reserve foi indicado pelo presidente Joe Biden nesta segunda-feira, 22
-Publicidade-
Jerome Powell, de 68 anos, precisará ter seu nome confirmado pelo Senado
Jerome Powell, de 68 anos, precisará ter seu nome confirmado pelo Senado | Foto: Divulgação

O atual diretor-presidente do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos (EUA), Jerome Powell, foi indicado para um segundo mandato à frente da entidade.

A nomeação foi feita pelo presidente dos EUA, Joe Biden, nesta segunda-feira, 22.

Jerome Powell, de 68 anos, dirige o poderoso Federal Reserve (Fed, na sigla em inglês) desde 2018, quando foi escolhido pelo ex-presidente Donald Trump.

-Publicidade-

Agora, o ex-banqueiro de investimentos vai continuar conduzindo a maior reformulação de política monetária do país norte-americano desde a década de 1970.

Leia também: “Biden, a dúvida e a dívida”, reportagem publicada na edição 82 da Revista Oeste

Powell, de 68 anos, precisará ter seu nome confirmado pelo Senado, atualmente controlado pelo Partido Democrata do próprio Biden, mas bastante dividido.

Lael Brainard, integrante do conselho do Federal Reserve que foi a outra candidata principal para o cargo, será indicada para a vice-presidência do banco, informou a Casa Branca.

“Embora ainda haja mais a ser feito, fizemos um progresso notável nos últimos dez meses para fazer os americanos voltar ao trabalho e fazer nossa economia andar novamente”, disse Biden, em comentários enviados por e-mail aos repórteres.

“Esse sucesso é um testemunho da agenda econômica que tenho perseguido e da ação decisiva que o Banco Central tomou”, disse ele.

Doutor em Direito pela Universidade de Georgetown, Jerome Powell atuou como membro do conselho do Fed antes de ser empossado como presidente da instituição.

Em 2011, ele foi um dos indicados por Barack Obama ao conselho de governadores do BC dos EUA. Foi a primeira vez, desde a década de 1980, que um integrante do partido de oposição era indicado ao cargo.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.