Biden sofre derrota e ‘STF dos EUA’ determina volta da política de imigração de Trump

País vive crise nas fronteiras depois de o presidente democrata baixar várias leis que impediam a entrada de refugiados
-Publicidade-
Casa Branca foi à Suprema Corte contra decisão a favor de governadores
Casa Branca foi à Suprema Corte contra decisão a favor de governadores | Foto: Adam Schultz/Casa Branca

A política de imigração do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump “Fique no México” permanecerá. É o que decidiu a Suprema Corte dos EUA, na terça-feira 24. Por 6 a 3, os juízes do tribunal rejeitaram uma ação de Joe Biden para anular a medida do antecessor. Os ministros argumentaram que o democrata “pareceu agir de forma arbitrária e caprichosa” ao tentar rescindir a política, formalmente conhecida como Protocolo de Proteção ao Migrante.

“Sob Biden, número de presos na fronteira dos EUA com o México bate recorde em maio”

Tudo começou quando Biden suspendeu o programa de imigração de Trump assim que tomou o poder, em janeiro deste ano. Contudo, o Texas e o Missouri entraram na Justiça contra o decreto. A Casa Branca apresentou um recurso no “STF” do país depois que um juiz do Texas decidiu que a política de Trump deveria ser aplicada, como queria o governo do Estado — o local é porta de entrada para milhares de imigrantes ilegais. A ação de Biden, porém, foi negada.

-Publicidade-

A decisão do tribunal usou como base entendimento dos próprios magistrados em 2020. Na ocasião, a Casa frustrou a tentativa de Trump de encerrar um programa introduzido por Barack Obama que protege da deportação centenas de milhares de imigrantes que entraram ilegalmente nos EUA quando crianças.

Entrada rígida

Durante a era Trump, o Departamento de Segurança Interna dos EUA endureceu as regras para a entrada de imigrantes no país. Dezenas de milhares de centro-americanos em busca de asilo passaram a esperar no México enquanto seus casos corriam na Justiça dos EUA.

Leia também: “Por que os democratas querem os imigrantes ilegais”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 49 da Revista Oeste

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro