A China aprovou nesta sexta-feira, 20, a nova legislação de planejamento familiar que autoriza os casais a terem até três filhos. O texto final foi aprovado durante a reunião do Comitê Permanente da Assembleia Nacional do Povo — parte legislativa do governo comunista. Conforme Oeste noticiou, a medida estava em discussão no país havia alguns meses.
Leia mais: “Dissidente acusa a China de ter uma ‘prisão secreta’ em Dubai”
Na nova lei, de acordo com informações da agência de notícias estatal chinesa, Xinhua, o “Estado promove o matrimônio e o parto em idade correta, a assistência pré-natal e pós-natal” e cada casal “poderá ter três filhos”. Medidas de apoio às famílias nos campos financeiro, fiscal, de seguros, educacional, habitacional e de empregos, também foram incluídas e deverão ser realizadas entre o governo central e as administrações locais.
Leia também: “Cientista da OMS revela pressão da China para órgão barrar tese de vazamento de laboratório”
Além disso, os pais com três filhos não devem mais pagar multa nem serem punidos por sua empresa de trabalho. Também não haverá mais restrições para que o terceiro filho tenha uma permissão de registro familiar, chamado de “hukou”, ou uma vaga nas escolas.
Leia: “China fecha porto por causa de surto de covid-19 e provoca engarrafamento de 350 navios”
A mudança na legislação foi planejada após dados do censo demográfico da última década mostrarem o mais lento crescimento da população chinesa desde 1950.