China é a maior violadora de leis em águas internacionais, diz Pompeo

Secretário de Estado dos Estados Unidos disse Somos a primeira administração a agir contra o avanço militar chinês
-Publicidade-
| Foto: Andrea Hanks/Casa Branca
| Foto: Andrea Hanks/Casa Branca

 “Somos a primeira administração a agir contra o avanço militar chinês”, afirma secretário de Estado dos EUA

Mike Pompeo
Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo | Foto: Andrea Hanks/Casa Branca

“A China é hoje a maior violadora de leis em águas internacionais”, afirmou o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, em declaração nesta quarta-feira, 2.

-Publicidade-

Tratando sobre a questão pesqueira em Galápagos e a tensão no Mar do Sul da China, Pompeo afirmou que Pequim continua transgredindo princípios internacionais e mencionou as sanções aplicadas na semana passada a empresas e cidadãos relacionados às supostas violações.

Leia mais: “Agência mostra que a China se beneficiou com a covid-19”

A respeito da questão nuclear, o secretário disse que a China quer fazer parte do principal grupo de  nações, mas, para isso, tem de seguir uma série de regras.

Ele ressaltou que a gestão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é a primeira administração a agir contra o avanço militar chinês.

Nas tensões do Himalaia com a Índia, Pompeo acusou a China de praticar “bullying com os vizinhos”, e demonstrou “preocupação” com a questão tibetana, instando ao diálogo sem precondições.

Pompeo defendeu ainda o candidato norte-americano à presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mauricio Claver-Carone, como a melhor opção para o órgão.

Quanto à não participação dos Estados Unidos em um esforço conjunto para desenvolver uma vacina compartilhada por centenas de países, o secretário respondeu que “nenhuma nação está tão determinada a oferecer vacina a todas as outras quanto nós”, mas a decisão no caso específico relacionou-se “a ciência, não a política”.

Com informações do Estadão Conteúdo

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site