China é suspeita de espionar os EUA usando redes telefônicas

Especialista acredita que o Partido Comunista pode ter vigiado dezenas de milhares de norte-americanos
-Publicidade-
Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR
Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

Especialista acredita que o Partido Comunista pode ter vigiado dezenas de milhares de norte-americanos

covid-19
O Partido Comunista da China estaria usando uma operadora de telefonia móvel controlada pelo Estado
Foto: Divulgação/Flickr
-Publicidade-

A China usou redes de telefonia no Caribe para vigiar norte-americanos, informou na quarta-feira 16 o jornal The Guardian. A denúncia foi feita por Gary Miller, ex-executivo de segurança de rede móvel baseado no Estado de Washington. Segundo ele, a medida faz parte de uma ampla campanha de espionagem do Partido Comunista contra os norte-americanos. As descobertas dele mostram como a China explorou vulnerabilidades de décadas na rede global de telecomunicações para direcionar ataques de vigilância “ativa” através de operadoras de celular. Segundo o especialista, os ataques permitem à China rastrear e interceptar comunicações telefônicas de pessoas nos EUA.

O Partido Comunista da China estaria usando uma operadora de telefonia móvel controlada pelo Estado de modo a enviar mensagens de sinalização para clientes de operadoras dos EUA, geralmente enquanto eles estão viajando para o exterior. Essas mensagens são comandos enviados pelas empresas de telecomunicações em toda a rede global, sem o conhecimento do usuário. Elas permitem que as operadoras localizem os aparelhos, conectem as pessoas umas às outras e avaliem as tarifas de roaming. Contudo, algumas mensagens de sinalização podem ser usadas para fins ilegítimos, como rastreamento, monitoramento ou interceptação de comunicações.

As operadoras de telefonia móvel dos EUA podem bloquear com sucesso muitas dessas tentativas, mas Miller acredita que os EUA não foram longe o suficiente para proteger os usuários de telefones móveis, que ele acredita não estar cientes de como suas comunicações são inseguras.

Leia também: “Mais de mil cientistas chineses infiltrados fogem dos EUA”

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site