China manda fechar consulado dos EUA em Chengdu

Partido Comunista eleva tensão entre os dois países e garante que sua "decisão é uma resposta legítima às medidas irracionais dos norte-americanos"
-Publicidade-
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, num encontro bilateral | Foto: Divulgação/Casa Branca/Flickr
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, num encontro bilateral | Foto: Divulgação/Casa Branca/Flickr | O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, num encontro bilateral | Foto: DIVULGAÇÃO/CASA BRANCA/FLICKR

Partido Comunista eleva tensão entre os dois países e garante que sua “decisão é uma resposta legítima às medidas irracionais dos norte-americanos”

china
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, num encontro bilateral
Foto: DIVULGAÇÃO/CASA BRANCA/FLICKR

O Partido Comunista da China ordenou, na manhã desta sexta-feira, 24, o fechamento do consulado dos Estados Unidos em Chendgu, cidade no sudoeste do país. Contudo, não deu prazo para isso ocorrer. Já esperado, o movimento, portanto, é uma resposta ao governo norte-americano. Anteontem, o presidente Donald Trump fez o mesmo com a missão diplomática chinesa em Houston, no Texas, mas por suspeita de espionagem de diplomatas estrangeiros.

-Publicidade-

Leia também: Brasil tem de se proteger da Huawei, alerta John Bolton

“Assim sendo, a decisão é uma resposta legítima às medidas irracionais dos EUA”, informou em comunicado o Ministério das Relações Exteriores chinês. Além da embaixada em Pequim e do consulado em Chengdu, os EUA têm outros quatro consulados na China continental — Xangai, Cantão, Shenyang e Wuhan — e um em Hong Kong. Atolado em acusações, o governo de Xi Jinping roubou dados sobre vacina contra a covid-19, garante a gestão Trump.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.