China manda fechar consulado dos EUA em Chengdu

Partido Comunista eleva tensão entre os dois países e garante que sua "decisão é uma resposta legítima às medidas irracionais dos norte-americanos"
-Publicidade-
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, num encontro bilateral | Foto: Divulgação/Casa Branca/Flickr
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, num encontro bilateral | Foto: Divulgação/Casa Branca/Flickr | O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, num encontro bilateral | Foto: DIVULGAÇÃO/CASA BRANCA/FLICKR

Partido Comunista eleva tensão entre os dois países e garante que sua “decisão é uma resposta legítima às medidas irracionais dos norte-americanos”

china
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, num encontro bilateral
Foto: DIVULGAÇÃO/CASA BRANCA/FLICKR
-Publicidade-

O Partido Comunista da China ordenou, na manhã desta sexta-feira, 24, o fechamento do consulado dos Estados Unidos em Chendgu, cidade no sudoeste do país. Contudo, não deu prazo para isso ocorrer. Já esperado, o movimento, portanto, é uma resposta ao governo norte-americano. Anteontem, o presidente Donald Trump fez o mesmo com a missão diplomática chinesa em Houston, no Texas, mas por suspeita de espionagem de diplomatas estrangeiros.

Leia também: Brasil tem de se proteger da Huawei, alerta John Bolton

“Assim sendo, a decisão é uma resposta legítima às medidas irracionais dos EUA”, informou em comunicado o Ministério das Relações Exteriores chinês. Além da embaixada em Pequim e do consulado em Chengdu, os EUA têm outros quatro consulados na China continental — Xangai, Cantão, Shenyang e Wuhan — e um em Hong Kong. Atolado em acusações, o governo de Xi Jinping roubou dados sobre vacina contra a covid-19, garante a gestão Trump.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

8 comentários

  1. Medida irracional dos EUA? Q piada. Trump fez a coisa certa ao mandar fechar o consulado chinês em Houston. Aliás, a China saco.aneou o mundo inteiro que sua peste viral, espionagem e violação de direitos humanos. A China q se dane!

  2. A China traz em si um perigo a todos.
    Civilização com padrões diferentes de entendimento da própria existência da vida e, consequentemente, dos direitos individuais de todo e qualquer cidadão.
    Pessoas “seletas” culturalmente adestradas para se imaginarem os detentores da razão, o que é certo e errado para o homem, para suas organizações sociais, políticas e religiosas – é o STF daqui!
    Chega ao ponto de prender ou matar quem lhe é apenas contrário em pensamento!
    País imenso, detentor de arma nuclear, com forças armadas relevantes (característica das ditaduras), tenta impor ao mundo seu modo de ser, subjugando os mais frágeis, o Brasil foi bola da vez no século passado e voltou a ser agora, graças a venalidade e traição de alguns brasileiros.
    Não devemos permitir que o ganho de nosso território e/ou cultura por parte da China venha a acontecer.

    1. @Marco Polo: Compartilho sua preocupação. O Brasil talvez perdesse uma guerra contra a Venezuela, país que, embora na miséria, conta com o apoio de todos os adversários dos EUA. Temos que ser realistas quanto à fragilidade bélica do Brasil. Povo despreparado, políticos imorais e justiça corrupta e seletiva; um caldeirão de deficiências que torna impossível uma saída democrática. Como vemos, todas as tentativas no sentido de se tomar medidas positivas, são barradas no todo ou em parte por uma massa de criminosos instalados em todas as instâncias do poder. Não vejo com bons olhos o futuro, infelizmente.

      1. Verdade Paulo, fomos nos deixando ser levados pelo não contencioso para com o pessoal retornado pela Anista.
        Voltaram com os olhos em sangue de vingança e os bolsos ávidos por nosso dinheiro.
        O dinheiro foi sendo roubado e utilizado para se fortalecerem, o Estado Brasileiro absolutamente aparelhado a ponto de um Embaixador Chinês ter mais peso do que o nosso Presidente.
        A situação é crítica, requer atenção e jamais esmorecimento. O Brasil está em jogo!

  3. A curto e médio prazo a China tem muito mais a perder que os EUA. No longo prazo, os americanos tem que se desdobrar para continuar na frente (em todas as áreas, inclusive a militar).

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.