Chineses espionam dados do alto escalão de vários países

Uma empresa chinesa está acumulando dados de "pessoas chave" em todo o planeta desde 2017
-Publicidade-
O presidente da China, Xi Jinping | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR
O presidente da China, Xi Jinping | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

Banco de dados encontrado contém informações de militares e pessoas públicas com cargos de destaque

O presidente da China, Xi Jinping | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR
-Publicidade-

Uma empresa chinesa vem acumulando dados de pessoas “chave” em todo o planeta desde 2017. A descoberta foi feita pelos australianos, Robert Potter, fundador de uma companhia de segurança cibernética, e Christopher Balding, pesquisador independente. A dupla reconstruiu 10% do banco de dados com mais de um terabyte de informações, produzido pela Shenzhen Zhenhua Data Technology. A empresa, sediada na China, tem o propósito declarado de fornecer informações para clientes governamentais e comerciais daquele país, conforme noticiado pelo jornal The Washington Post.

Leia também: China ataca EUA e não renova credenciais de jornalistas

O nome do arquivo recuperado é Overseas Key Information Database, o que significa “banco de dados sobre informações chave do exterior”. O material contém itens extraídos de redes sociais de mais de 2 milhões de pessoas de vários países do mundo todo, incluindo pelo menos 10 mil britânicos, 35 mil australianos e 50 mil norte-americanos. Alguns são membros de destaque da marinha dos Estados Unidos e dezenas de milhares de executivos e personalidades que ocupam cargos públicos do alto escalão.

A Zhenhua é controlada por um ex-funcionário da IBM, Wang Xuefeng. Os escritórios da empresa ficam em Shenzhen e Pequim. Entre os grandes parceiros corporativos da Zhenhua está a TRS, organização chinesa especializada na gestão de dados em larga escala que tem os militares chineses na carteira de clientes.

 

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 comments

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site