O grupo Carrefour, dono do Atacadão desde 2007, pretende instalar a primeira unidade do supermercado fora do Brasil. Para isso, o grupo escolheu a França, mais especificamente a cidade de Sevran, nos arredores de Paris.
No entanto, grupos de esquerda, liderados pelo prefeito de Sevran, Stéphane Blanchet, querem impedir a chegada do “atacarejo” brasileiro. A prefeitura lançou uma petição oficial contra os planos do grupo Carrefour e convocou uma audiência pública para mobilizar a população contra o projeto.
Blanchet, que milita no campo da esquerda, chegou a gravar um vídeo em frente ao hipermercado Carrefour que seria substituído pelo Atacadão, e, segundo o jornal Le Parisien, vai começar a fazer campanha contra a chegada do “atacarejo” em frente às escolas locais.
A mobilização do prefeito tem o apoio da principal central sindical da França, a CGT, e dos partidos Socialista, Comunista Francês e a França Insubmissa.
“Os habitantes de Sevran merecem mais que esse projeto low-cost, que ameaça o emprego, que favorece a circulação motorizada, prejudica a oferta comercial e coloca em xeque o projeto de cidade sustentável, ecológica e solidária pelo qual nós trabalhamos com vigor há vários anos”, escreveram, em comunicado conjunto.
O grupo Carrefour ainda não confirmou oficialmente a instalação do Atacadão em solo francês. À imprensa local, a companhia informou que a decisão final ainda não foi tomada. Ao jornal Le Parisien, a equipe do prefeito disse que “não estamos mais no terreno do boato.” A previsão é que a unidade seja instalada em setembro deste ano.
O Atacadão representa quase 70% do faturamento do grupo Carrefour no Brasil. Em novembro, o varejista francês anunciou que importaria o “atacarejo” para seu país natal.
A frança está nesse nível de estupidez?
Esse pessoal de esquerda é parasita em qualquer lugar do mundo e de QI muito baixo, a cidade precisa da empresa mais do que a empresa precisa da cidade. Simples de resolver, a empresa procura outra cidade e leva os empregos e impostos pra lá e deixa essa cidade acabar a míngua.
Há um engano quanto a França ser o primeiro país a ser instalado unidade do Atacadão, existem várias unidades deles no Marrocos. Estive lá em 2018 e adquiri produtos nestas unidades. O Marrocos é um ex-protetorado Francês e ainda tem fortes ligações cm a França, principalmente em negócios, razão provável da empresa Carrefour ter decidido abrir unidades do Atacadão lá.
Os franceses historicamente, sempre foram conhecidos pela sua preguica e pela sua covardia (saida a francesa e fugir pelos fundos), os agricultores recebem para nao plantar e os trabalhadores querem receber sem trabalhar. Eles odeiam o brasil desde que o nosso agro passou a abastecer o mundo. Agora estamos ensinando a eles como deve ser um supermercado.kkk.
Em tempo: paris esta imunda, nao sao somente os franceses que fedem… A cidade esta uma pocilga.
Como sempre esquerdistas atrapalhando a vida de todo mundo e tentado convencer que é o melhor para todos.
Um empreendimento desses gera empregos diretos e indiretos – sem falar dos impostos que poderiam ser revertidos para os mais pobres.
Desculpe, mas, se a empresa foi comprada por um grupo francês, ao meu ver, a empresa não é mais brasileira… É até bom saber isso. Não sabia que o atacadão não é mais brasileiro.
CORRETÍSSIMO. O objetivo dessas mega corporações é destruir o comércio local, precarizar a qualidade dos alimentos e diminuir salários e qualidade de vida do trabalhador, tudo em prol de encher os bolsos gordos dos donos.
Esquerda sendo esquerda, não podem sentir o cheiro de progresso
Cara, eu não sei se tais panfletos como: carta capital, revista forum, revista Piauí, brasil247 etc, tem sessão de comentários(acredito que não, pois a esquerda não admite comentários que se opõem às suas idéias). Mas se tem, eu sequer abro esses sites, muito menos faria comentários. Todo esse alvoroço nos comentários são de esquerdistas que sequer sabem fazer interpretação de textos, comentando em uma revista de direita que, aliás, apenas trouxe um fato.
Cara, eu não sei se tais panfletos como: carta capital, revista forum, revista Piauí, brasil247 etc, tem sessão de comentários(acredito que não, pois a esquerda não admite comentários que se opõem às suas idéias). Mas se tem, eu sequer abro esses sites, muito menos faria comentários. Todo esse alvoroço nos comentários são de esquerdistas que sequer sabem fazer interpretação de textos, comentando em uma revista de direito que, aliás, apenas trouxe um fato.
A França já era…
Uma pena! Tão linda! E tão de esquerda…
O autor do texto é um sacana muito esperto. Ele sabe que o leitor brasileiro tem problemas sérios com interpretação de texto . Ele deve estar estar rolando de rir ao ler os comentarios . Sobretudo as citações, as referências históricas e em francês, Pois, apesar de parecerem cultos ,não fazem o mínimo sentido lógico com o conteúdo do texto .
Prefeito esquerdista.
Por isso a França vai falir.
Em nenhum lugar do mundo, comedores de.mortadela vivem bem.
Só seus políticos vivem no luxo, mas tomam ovadas e são xingados na rua.
A França e o Brasil estão sofrendo um inferno político e econômico!!!
Muito estranha essa reportagem… O Carrefour surgiu na França. Em 1998 (na Copa do Mundo) estive na França e fui ao Carrefour em uma das cidades que visitei…
Os franceses não gostam de hipermercados. Eles gostam de manter um ar provinciano.
Americanos dizem que a Amazônia é de todos, França boicota supermercado porque a origem é brasileira, Alemanha veta exportação de blindados brasileiros… enquanto isso os babacas vira-latas estão muito preocupados com os navios do Irã… que eca‼️
França boicota supermercado pq é de origem brasileira kkkkkk a Irmão oq vc tá falando kkkkkkkkkk você ao menos leu o texto? vou citar um trecho pra vc “Em novembro, o varejista FRANCES anunciou que importaria o “atacarejo” para seu país NATAL.”
A esquerda é podre mesmo
A cidade quer continuar pequena e aprazível. Duvido que nas pequenas cidades americanas permitiriam isso também. Aqui é que se faz o que quer, deixam qualquer bagunça… Falta muito para nós tornarmos evoluídos assim.
França indo de mal a pior, daqui a pouco tempo vai ser um país mulçumano e estes franceses de nariz em pé vão ter que usar burca… .
O povo que não se preocupa em respeitar o trabalho e a dignidade do trabalhador não merece ser povo e sim gado!
O certo seria falar marca de supermercado brasileiro, não? Pois o supermercado mesmo não é mais brasileiro.
Por essas que a França vai de mal a pior…
Engraçado, um prefeito francês quer impedir a instalação de um atacarejo Atacadão, que é do Carrefour, que não é brasileiro, mas em Porto Alegre, Brasil, um cidadão brasileiro negro foi morto a pancadas na porta do Carrefour, depois de ser expulso do citado supermercado e até hoje não foi feito nenhum boicote à essa empresa aqui e nem foi noticiado e nem se sabe que fim levou o (s) causador (es) desse absurdo.
Vc está falando daquele cidadão negro que agrediu os seguranças???
A esquerda é igual no mundo todo.
A população da cidade foi consultada pelos esquerdistas ou eles se acham tão donos da vontade popular que não precisam saber o que querem?
essa praga maldita da cultura woke esta piorando as condicoes de vida aqui nessa porcaria de mundo em que estamos vivendo.
Provérbio oriental:
“Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes”.
Realmente, o título desta matéria é tendencioso uma vez que o Atacadão já não é mais brasileiro. Podiam ter sido menos tendenciosos.
Duvido alguém enumerar-me 10 marcas de luxo “conhecidamente francesas” que são efetivamente francesas.
Tem que pesquisar MUITO, senão, nem tentem.
SE NÃO FOSSE PELOS AMERICANOS ESTARIAM FALANDO ALEMÃO
Verdade, não só a França, mas grande parte da Europa, inclusive a Inglaterra.
Que ridículo!!!
Canhoto sendo esquerda🤣 eles querem diminio
ESQUERDA SENDO ESQUERDA
ESQUERDA SENDO ESQUERDA COMO PODE SER DESSE JEITO, ELES NÃO GOSTAM DE LIBERDADE ECONOMICA, ELES GOSTAM DE POVO SOFFENDO E SER DEPEDENTES DELE, A EMPRESA POR SUA VEZ E INDEPENDENTE DO GOVERNO.
E aqui, ninguém boicota nada dos franceses.?
Não tem nada francês! É tudo chinês
A Oeste somente noticiou um fato. Seu radicalismo esquerdista se mostra real com seu comentário. Acho que a oeste não pracisa de assinante do seu tipo. até porque acredito que você nunca assinaria a Oeste. Vá para a Carta Capital.
Sr. Editor. A Revista Oeste está caindo na mesmice do jornalismo Brasileiro. Melhorem o nível e a forma de informar. Sem lacração e a verdade dos fatos é o que se busca.
Matéria com título manipulativo. Mais um exemplo de mau jornalismo na Oeste. Isso vai continuar assim? É para isso que vocês vieram? É para isso que estão nos pedindo apoio e patrocínio? Claramente o supermercado é francês. A antiga marca, se tanto, é brasileira. Mas o supermercado foi comprado pelo grupo Carrefour. Não tem nada de brasileiro. Para que atiçar nossa indignação levianamente. Achávamos que a Oeste funcionaria com outro padrão ético. Outra evidência de que não é assim. Até quando vocês continuarão com essas práticas “jornalísticas”? Até quando continuaremos apoiando vocês?
De Gaulle teria dito que o Brasil não é um país sério. Será que hoje a recíproca não seria verdadeira ?
A empresa que a esquerdalha francesa quer atacar é FRANCESA!!!
Aprendam brasileiros, boicotem tudo que vem dos xenófobos franceses. Aliás os vinhos portugueses e os italianos são melhores do que os franceses, e temos vinhos excelentes também.
“Cidade francesa promove boicote a supermercado brasileiro”
Manchete no mínimo incongruente.
Em 1962 o gaúcho Alcides Parizotto inaugurou em Maringá/PR uma pequena distribuidora que foi o embrião do que mais tarde se transformou a rede Atacadão.
Como o próprio artigo cita em 2007 foi adquirido pelo grupo Carrefour.
Sendo empresas do mesmo grupo, o Atacadão hoje não é brasileiro mas francês a exemplo do seu controlador.
Pelo que entendi a direção do Carrefour pretende alterar apenas o perfil da loja.
Em 2021 o Carrefour comprou a rede Maxxi que pertencia ao grupo BIG. A troca da bandeira Maxxi para Atacadão já ocorreu em vários estabelecimentos.
A esquerda é formada por lunáticos gente cheia de ódio, criminosos e ignorantes não é atoa que a França está indo para o lixo da História.
Porque não uma campanha contra os vinhos franceses? Acabem com as parreiras, reflorestando as áreas ocupadas pelas mesmas……simples não?
Kkk… É só aceitar a recomendação do ministro da economia de boas ideias.