África começa a se dividir, e cientistas descobrem formação de novo oceano

Rachadura percorre cerca de 60 quilômetros no continente

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Imagem ilustrativa da separação na África
Imagem ilustrativa da separação na África | Foto: Reprodução/YouTube/Africa Infohub

Cientistas descobriram a formação de um novo oceano na África, à medida que o continente começa a se dividir, segundo um estudo publicado na revista científica Geophysical Research Letters, informou o jornal European Times.

Segundo o trabalho, a rachadura que iniciou a divisão está nas bordas de três placas tectônicas, que se afastam, gradualmente, umas das outras. Se a separação de terra continuar, países sem acesso ao mar, como Zâmbia e Uganda, podem ter seus próprios litorais.

Sobre a rachadura que permitiu a formação do novo oceano

De acordo com o estudo, a rachadura percorre cerca de 60 quilômetros, cobre uma área de mais de 30 milhões de quilômetros quadrado e surgiu nos desertos da Etiópia, em 2005. Os geólogos observaram que esse fenômeno pode “dar espaço” a um imenso corpo de água inédito daqui a milhões de anos.

Segundo o estudante de doutorado Christopher Moore, na Universidade de Leeds, em entrevista à agência de notícias NBC News, “este é o único lugar na Terra onde você pode estudar como uma fenda continental se torna uma fenda oceânica”.

Os pesquisadores utilizaram dados sísmicos da formação da fenda para demonstrar que ela é impulsionada por processos semelhantes aos do fundo do oceano. As placas tectônicas da África e da Arábia colidem no deserto e se separam gradualmente há aproximadamente 30 milhões de anos.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

11 comentários Ver comentários

  1. E entre a seleção das outras mídias, a OESTW tem se mostrado péssima, não envia comentário , alegando já ter enviado. E pena que pra contribuir paguei anual mais farei correção ao término.
    Muitas reportagens e desperdício com assinantes e com os naipes dos colunistas.

    1. Sandra, Oeste agradece por sua mensagem.

      Nossa equipe entrará em contato com você para que Oeste entenda melhor suas críticas.

      Atencisoamente,

      Revista Oeste

  2. E quem sabe , o BRASIL , rachado politicamente não está precisando ao invés de agrupar separar . O SUL já teve essa ideia. Chega de trabalhar e enviar dinheiro pra CAPITAL BRASILIA que distribui com quem acha que viver é CARNAVAL, BAILES E DROGA COM OU SEM ROCK ROLL. QUE PICANHA DÁ EM PEDRA E QUE SEXO É O FOCO E PRIORIDADE.

  3. SUA ALTEZA IMPERIAL, O IMPERADOR XANDOLINO I, O INFALÍVEL JÁ DETERMINOU A ABERTURA DE INQUÉRITO PARA ESCLARECER ESSA SEPARAÇÃO, ESTABELECENDO CINCO DIAS DE PRAZO PARA BOLSONARO SE EXPLICAR, POIS HÁ SUSPEITA DE QUE SEJA UM ATO ANTI DEMOCRÁTICO.

  4. Não temos tempo para aguardar a ação da natureza. Proponho a construção de um muro de 4 m com arame farpado no topo separando Brasil do Norte do Brasil do Sul. Coloca o Tarcísio para gerenciar o projeto que em 6 meses está pronto.

  5. Esta é uma notícia daquelas que nos deixa preocupados Um dia a África voltará a colar no Brasil.
    A outra é que daqui a 6 bilhões de anos o sol apagará.
    30 milhões de anos a frente é maior do que 30 milhóes passados onde os seres humanos não existiam e não sabemos se ainda existirão.

  6. Da mesma forma que a ilha de Madagascar já se separou da África, mais uma faixa de terra deve se separar do continente africano, mas a estimativa é que rachadura vai até o norte de Moçambique. A rachadura é bem evidente nos lagos Tanganyka e Malawi, ambos com centenas de quilômetros de comprimento e mais de 1000 m de profundidade e localizados em sequencia no sentido norte sul do continente. Mas isso é assunto para daqui a muitos milhões de anos.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.