O ator, diretor e produtor Clint Eastwood faz 92 anos nesta terça-feira, 31. Uma das maiores estrelas de Hollywood, o artista norte-americano conquistou fãs principalmente depois de interpretar personagens de filmes de faroeste, como Os Imperdoáveis (1992), que também contou com a participação dos astros Morgan Freeman e Gene Hackman.
Relacionadas
Ele dedicou três décadas de sua vida ao cinema, apareceu em cerca de 60 produções e comandou mais de 30. Em sua prateleira de prêmios, há cinco Oscars — dois de Melhor Filme e dois de Melhor Diretor.
Para celebrar o aniversário de um dos maiores nomes da história do cinema, Oeste preparou uma lista dos cinco melhores filmes estrelados por Clint. O material foi selecionado com base nas críticas disponíveis no portal especializado Rotten Tomatoes.
Relacionadas
5) O Estranho sem Nome (1973)
Ao chegar a uma pequena cidade do Arizona, um homem mata três pistoleiros depois de ser provocado. O problema é que um dos defuntos havia sido contratado pelos moradores da região para protegê-los de bandidos. O estranho decide assumir a missão, mas apenas mediante algumas condições — pintar a cidade de vermelha e rebatizá-la de “Inferno”.
Índice de aprovação: 93%.
4) Na Linha de Fogo (1993)
Frank Horrigan, um agente do Serviço Secreto, está sempre se recordando de um evento ocorrido em 22 de novembro de 1963, quando havia sido escolhido a dedo pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. Ele acabou se tornando um dos poucos agentes a deixarem um presidente ser assassinado.
Índice de aprovação: 96%.
https://youtu.be/CijwBDhL_rw
3) Os Imperdoáveis (1992)
Will Munny, um pistoleiro aposentado, volta à ativa quando lhe oferecem US$ 1 mil para matar os homens que cortaram o rosto de uma prostituta. Neste serviço, outros dois pistoleiros o acompanham.
Índice de aprovação: 96%.
2) Três Homens em Conflito (1996)
Em meio à Guerra Civil dos Estados Unidos, três homens fazem de tudo para colocar as mãos em US$ 200 mil roubados. Eles utilizam estratagemas diferentes, correndo contra o tempo e contra a concorrência voraz.
Índice de aprovação: 97%.
1) Por um Punhado de Dólares (1964)
Um pistoleiro sem nome chega a San Miguel, cidade no México que faz fronteira com os Estados Unidos. O lugar está em guerra, dividido entre duas facções poderosas — os Baxters e os Rojos. Ambas querem o apoio do pistoleiro. Para ganhar dinheiro, o homem aceita as duas propostas e passa a trabalhar para as gangues rivais.
Índice de aprovação: 98%.
0) Hors-concours — Gran Torino (2008)
Walt Kowalski é um inflexível veterano da Guerra da Coreia. Para passar o tempo, o ex-militar faz consertos, bebe cerveja e vai mensalmente a um barbeiro. Sua vida é completamente alterada quando passa a ter como vizinhos os imigrantes hmongs, vindos de Laos, um país localizado no sudeste asiático.
Leia também: “A histeria passa. Philip Roth fica”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 58 da Revista Oeste
No filme “os imperdoáveis” o nome do personagem interpretado por Eastwood não é Bill Muny e sim Will Muny.
Tem razão, Hélio. Obrigado!
Filmes ótimos, ator e diretor muito melhor! Na linha másculo pra desespero dos idiotas de gênero.
“Menina de Ouro” merece pelo menos uma menção honrosa nessa lista.