publicidade
Mundo

Confinamento provoca 'crise' em cidade chinesa

13 milhões de moradores de Xi'an estão enfrentando restrições severas desde 23 de dezembro

covid-19

As restrições severas devido à covid-19 determinadas aos 13 milhões de moradores de Xi’an, cidade no norte da China, estão causando dificuldades para a população local.

Apesar de o governo comunista chinês afirmar que pode fornecer alimentos e cuidados de saúde para os confinados, a realidade sugere uma situação difícil.

Receba nossas atualizações

Segundo relatos de cidadãos obtidos pela agência de notícias Associated Press, há dificuldades para obter suprimentos.

“Não é possível sair do prédio e está ficando cada vez mais difícil comprar comida on-line”, disse um morador de Xi’an, que postou na plataforma de mídia social Weibo sob o nome de Mu Qingyuani Sayno.

Em várias partes de Xi’an, moradores só podem sair às ruas para se submeterem a testes. Um vídeo de dois agentes de saúde espancando um cidadão que saiu para tentar comprar comida viralizou nos últimos dias levando autoridades a apresentarem raras desculpas aos moradores.

Os habitantes da cidade também disseram que o impacto econômico já é “gigante”.

As restrições de Xi’an foram estabelecidas em 23 de dezembro e são uma das mais severas desde 2020.

As medidas são uma consequência da política “zero covid-19” da China, que inclui testes e uso obrigatório de máscaras.

Nesta terça-feira, 4, foram detectados 95 novos casos de coronavírus em Xi’an. Desde o dia 9 de dezembro, a cidade registrou mais de 1,6 mil infecções.

Dois altos funcionários do Partido Comunista foram demitidos dos cargos por “rigor insuficiente em prevenir e controlar o surto”.

Relacionadas

Outra cidade confinou os moradores

As autoridades de Yuzhou, cidade com 1,2 milhão de habitantes na província de Henan, região central da China, anunciaram que desde a noite de segunda-feira 3 todos os seus cidadãos tinham de ficar em casa.

A medida foi determinada depois da detecção de três casos de covid-19.

O governo paralisou os serviços de ônibus e táxis. Centros comerciais, museus e atrações turísticas também foram fechados.

Nesta terça-feira, a China registrou 175 novos casos, cinco deles na província de Henan e outros oito em um surto na cidade oriental de Ningbo.

Relacionadas

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. José Lourenço Faria
    José Lourenço Faria

    É incrível e inacreditável o que ocorre na China, alguns tiranetes aqui no Brasil estão loucos pra fazer o mesmo. Mas me digam, a vacina coronavac doriana, não funciona por lá?🤔🤔🤔🤔

  2. Vanessa Días da Silva
    Vanessa Días da Silva

    A China prefere matar a população de fome, depressão, espancamento ou qualquer outra coisa, desde que não apareça nenhum caso de COVID. Tem governador, prefeito e juiz aqui no Brasil morrendo de inveja.

  3. Leonardo Janussi Sampaio
    Leonardo Janussi Sampaio

    A política de “zero covid-19” da China é o sonho de Agripino Doria, Sinistros do STF e outros esboços de ditador que rondam o Brasil. Se precisar dar uns tapas no cidadão, melhor ainda. Mostra quem manda.

    A China deveria distribuir o Auxílio Emergencial na cidade de Xi’an, será que o Partido Comunista não aprendeu com o Brasil ou eles acham que nós somos otários de permitir que não se trabalhe e ainda premiar esse comportamento?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade