Coreia do Norte disparou projétil no mar, diz Seul

Ditadura norte-coreana não confirmou nem desmentiu a informação
-Publicidade-
Coreia do Norte teria feito novo lançamento de projétil, o primeiro de 2022
Coreia do Norte teria feito novo lançamento de projétil, o primeiro de 2022 | Foto: Reprodução

O governo da Coreia do Sul acusou nesta quarta-feira, 5, a Coreia do Norte de ter disparado um projétil não identificado no mar, naquele que provavelmente foi o primeiro teste militar do país em 2022. A ditadura norte-coreana não confirmou nem desmentiu a informação.

Segundo o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, o disparo teria sido realizado no início desta manhã (noite de terça-feira 4, pelo horário de Brasília). O projétil teria caído ao leste da península coreana.

Caso confirmado, terá sido mais um exercício militar norte-coreano. O país intensificou suas ações a partir de setembro do ano passado.

-Publicidade-

Na época, por ordem do ditador Kim Jong-un, o país fez disparos de curto e longo alcance e também utilizou submarinos.

Na via diplomática, as conversas entre as duas Coreias estão paralisadas neste momento. A ditadura norte-coreana não respondeu formalmente sobre a retomada das negociações iniciadas no ano passado.

Desertor para a Coreia do Norte

No sábado 1º, como noticiado por Oeste, o Exército da Coreia do Sul registrou um raro desertor sul-coreano atravessando a fronteira para a Coreia do Norte.

O Estado-Maior Conjunto (JCS) realizou uma operação de busca depois de detectar o desertor sul-coreano, por volta das 21h20 (horário local) de sábado, no lado leste da zona desmilitarizada que separa os dois países.

Tecnicamente, os dois países estão em guerra desde 1950, já que um armistício entre eles nunca foi assinado. O desertor sul-coreano não poderia ter atravessado a fronteira. O ato é ilegal entre as Coreias.

Com informações da agência Ansa

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.