Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram nesta quarta-feira, 31, que a vacina produzida contra a covid-19 tem eficácia de 100% em adolescentes entre 12 e 15 anos. Segundo as empresas, o imunizante gerou respostas “robustas” de anticorpos, “excedendo aquelas registradas anteriormente em participantes vacinados com idade entre 16 e 25 anos”.
Leia mais: “Vacinas da Pfizer e da Moderna são ‘altamente eficazes’ após 1ª dose”
O estudo reuniu 2.260 adolescentes de 12 a 15 anos nos Estados Unidos. Foram registrados 18 casos confirmados de covid-19 no grupo dos jovens que haviam recebido placebo e nenhum entre aqueles que foram efetivamente vacinados. Os dados da pesquisa devem ser enviados nos próximos dias para algumas das principais agências reguladoras do mundo, como a Food and Drug Administration (FDA, dos EUA) e a European Medicines Agency (EMA, na Europa).
Leia mais: “Governo acerta compra de 138 milhões de doses de vacinas com Pfizer e Janssen”
“Planejamos enviar esses dados ao FDA como uma emenda proposta à nossa autorização de uso emergencial e também a outros reguladores em todo o mundo, com a esperança de começar a vacinar essa faixa etária antes do início do próximo ano letivo”, explicou Albert Bourla, CEO da Pfizer. A vacina da empresa já havia obtido o registro para uso emergencial em jovens a partir dos 16 anos.
Leia também: “Sindicato poderá importar vacinas sem doar ao SUS”