Os quatro vazamentos nos gasodutos Nord Stream, no Mar Báltico, foram causados por explosões submarinas correspondentes a “centenas de quilos” do explosivo TNT. A conclusão consta de um relatório oficial da Suécia e da Dinamarca apresentado à Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira, 30.
“A magnitude das explosões foi medida respectivamente em 2,3 e 2,1 na escala Richter, o que provavelmente equivale a uma carga explosiva de centenas de quilos”, indicam os dois países escandinavos, em comunicação ao Conselho de Segurança da ONU, que está reunido nesta sexta-feira, em Nova Iorque, a pedido da Rússia.
O governo de Vladimir Putin requisitou formalmente que o governo norte-americano explicasse se teve participação nos incidentes, já que havia dito que, se a Rússia invadisse a Ucrânia, os Estados Unidos acabariam com o Nord Stream 2.
Os dois gasodutos, com mais de 1,2 quilômetro de extensão, levavam gás da Rússia ao norte da Alemanha. As estruturas foram construídas em parceria entre os governos russo e de países europeus. Os incidentes não afetam o suprimento de gás da Europa, porque os gasodutos não estão em uso desde setembro, quando a Rússia suspendeu por tempo indeterminado o fornecimento de gás pelo Nord Stream 1.
Agora, nem que houvesse acordo entre os países, não seria possível retomar o fornecimento de gás natural tão rapidamente, devido à extensão dos danos. Alguns analistas já falam que seriam necessários vários meses ou até mesmo anos para consertar os gasodutos.
Normalmente, estruturas como a dos gasodutos são construídas para resistir a acidentes, mas não a ataques deliberados. Para criar estruturas de proteção contra a sabotagem, os gastos da Europa — que está despendendo bilhões de euros para enfrentar a crise energética — aumentariam ainda mais.
“Os dois gasodutos, com mais de 1,2 quilômetro de extensão, levavam gás da Rússia ao norte da Alemanha” é uma insanidade. Então os dois somados têm apenas 1.200 metros????
Dedos, pés e mãos dos EUA.
Bobo de quem acredita que foi os russo….imbecis na verdade.
ANGLO SAXÕES FAZEM ISSO DESDE SEMPRE.
Dissimulados & Canalhas
E agora EUROPA??? Será que não foram as ONGS ?
Porque tanta preocupação com os gasodutos se a UE afirma que não pretende mais comprar gás dos russos ?