Maior opositor do governo de Vladimir Putin na Rússia e considerado o inimigo número 1 do Kremilin, Alexei Navalny reapareceu nesta quinta-feira, 29, durante uma audiência em um tribunal do país. Ele cumpre pena de dois anos e oito meses de prisão por supostamente violar os termos de uma condicional relacionada a uma condenação por fraude.
Navalny foi detido em janeiro deste ano no aeroporto de Moscou, quando voltava ao país após passar cinco meses na Alemanha fazendo tratamento médico. O adversário de Putin foi envenenado na Sibéria, em agosto do ano passado — ele acusa o governo russo de estar por trás da tentativa de assassinato.
Leia mais: “Depois de quase um mês, maior opositor de Putin encerra greve de fome”
No dia 23 de abril, Navalny anunciou o fim de uma greve de fome que se estendeu por quase um mês, em protesto contra sua prisão e o governo russo. Ele havia parado de se alimentar em 31 de março. Esta foi a primeira aparição pública do líder opositor desde então.
A participação de Navalny na audiência foi por meio de videoconferência. Ele está visivelmente debilitado e apareceu com o cabelo raspado. Segundo seus advogados, Navalny perdeu mais de 20 quilos na prisão — pesava 94kg quando foi detido e hoje está com 72kg.
Leia mais: “Rival de Putin, Navalny diz que pode ser torturado em calabouço na Rússia”
Sei que é fogo em palha molhada, mas se lá pelos anos 40 Stalin houvesse sido julgado, condenado e morto, hoje teríamos um mundo melhor.