Depois das Olimpíadas, atletas de Tonga ainda não voltaram para casa

Membros da delegação estão em isolamento na Nova Zelândia, que ampliou as medidas de restrição por temor da variante Delta
-Publicidade-
O plano era que a delegação voltasse para casa no final de agosto
O plano era que a delegação voltasse para casa no final de agosto | Foto: Reprodução/Mídias sociais

Seis atletas de Tonga, país da Oceania, que participaram dos Jogos Olímpicos de Tóquio ainda não conseguiram voltar para casa. Desde o fim da competição, em 22 de agosto, eles foram submetidos a uma rígida quarentena.

Depois do encerramento dos Jogos, os tonganeses viajaram para a Nova Zelândia, onde cumpririam o isolamento, para de lá seguirem até Tonga. No entanto, depois do fim da quarentena, ficaram presos em território neozelandês.

O plano era que eles voltassem para casa no final de agosto, em um voo de repatriação, mas uma semana antes o governo da Nova Zelândia ampliou medidas contra a covid, por temor da variante Delta, o que incluiu a suspensão de voos. Como as regras foram estendidas, o voo de setembro também acabou cancelado.

-Publicidade-

No caso de Tonga, país que fica no Pacífico sul, as viagens estão canceladas até março de 2022, com exceção de voos de repatriação, para cidadãos locais, absolutamente restritos.

De acordo com o jornal neozelandês Stuff, os atletas estão dependendo do acolhimento de amigos, igrejas e organizações comunitárias na Nova Zelândia, enquanto aguardam a liberação das autoridades.

Caso não haja mais nenhuma mudança e o retorno previsto para 20 de outubro se concretize, eles ainda deverão passar por três semanas de quarentena no país natal antes de reencontrarem a família.

Leia também: “Na Nova Zelândia, trans ganha prêmio de Atleta Feminina do Ano”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.